quinta-feira, 17 de maio de 2012

Palácio Errázuriz, Buenos Aires

O Palácio Errázuriz foi inspirado no classicismo francês o século XVIII e é comparável ao Museu Nissim de Comondo, em Paris, e à Coleção Frick, em Nova York. A residência do diplomata chileno Matías Errázuriz e da argentina Josefina de Alvear foi idealizada para ser um museu de artes decorativas.

Palácio Errázuriz: Estúdio de Matías Errázuriz
Palácio Errázuriz: Estúdio de Matías Errázuriz

O desenho foi feito pelo arquiteto René Sergent. E o Palácio Errázuriz é uma de suas principais obras. O portal de acesso ao palácio recria o da Escola Militar do Campo de Marte, em Paris.

Palácio Errázuriz, Buenos Aires
Fachada do Palácio Errázuriz

Matías Errázuriz buscava mesclar o antigo com o moderno, reunindo em sua residência a obra de talentosos pintores, escultores e decoradores. E assim, a decoração dos salões foi confiada aos melhores especialistas franceses de cada período escolhido.

Josefina Alvear de Errázuriz
Josefina Alvear de Errázuriz

André Carlhian decorou o escritório, o salão Luis XVI, a antecâmara do salão de baile, os quartos do primeiro piso e o banheiro da senhora. Georges Hoenschel decorou o salão de jantar, ao estilo Luis XIV. E José María Sert decorou o quarto de Matías Errázuriz.

Grande Hall em Estilo Renascentista, Palácio Errázuriz, Buenos Aires
Grande Hall em Estilo Renascentista

Georges Nelson foi o responsável pelo projeto do Grande Hall, em estilo renascentista. Ali há três tapetes sobre desenhos de Julio Romano e tecidos de Bruxelas, criados entre o fim do século XVI e início do XVII. No Grande Hall, encontra-se a maquete de uma obra que Auguste Rodin, último discípulo de Michelangelo, não conseguiu realizar.

Palácio Errázuriz, Buenos Aires: Salão de Jantar em Estilo Luis XIV
Salão de Jantar em Estilo Luis XIV

Os retratos dos membros da família constituiam um conjunto único. Boa parte da coleção Errázuriz Alvear formou a base do acervo artístico da instituição. Ele foi ampliado com distintas doações, como a de miniaturas pertencentes à condessa Zouboff.

Veja também...
Museu de Arte Decorativo, Buenos Aires
Conheça o Museu de Arte Decorativo

1 comentários:

Leonardo Brocker disse...

Museo Nacional de Arte Decorativo

Fica no Palacio Errázuriz.
Um imponente exemplo do estilo eclético francês.
Onde se encontram notáveis móveis de época.
Peças orientais, esculturas, tapetes.
E obras de El Greco, Sorolla, Fragonard, Manet.

Fonte: Buenos Aires a Pie - National Geographic, 2016.

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design