terça-feira, 3 de abril de 2012

Montevidéu: Plaza Independecia e General José Gervásio Artigas

No fim da tarde do dia 18/04/2008, deixamos a região da Assembleia Legislativa e do Estádio Centenário e partimos em direção ao Shopping Punta Carretas. Como nossa intenção era conhecer Montevidéu, nem chegamos a entrar lá. Pegamos um táxi e seguimos em direção à Plaza Independencia. Nas proximidades, fica o Antigo Palácio do Governo do Uruguai.

Plaza Independencia, no Centro de Montevidéu

Continuação de...

Em 1995, eu havia feito uma excursão, para o Uruguai, com a turma do colégio. Ficamos em Montevidéu e passamos por Punta Del Este. Mas acabamos não explorando muito os lugares. Fizemos city tour em ambas as cidades, sem muitas paradas. A viagem que fiz com a família em 2008 foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais essas cidades...

Shopping Punta Carretas, em Montevidéu

Plaza Independecia e Mausoléu

A Plaza Independencia fica numa área central da cidade de Montevidéu. Nesta praça, você verá um monumento em homenagem a Artigas.

O general José Gervásio Artigas nasceu em Montevidéu, dia 19 de junho de 1764. Faleceu, no Paraguai, dia 23 de setembro de 1850, aos 86 anos. José Artigas é considerado um herói nacional, no Uruguai. Por vezes, é chamado de "pai da nação uruguaia".

O General José Gervásio Artigas, em Montevidéu
O General José Gervásio Artigas

O monumento consiste em uma estátua equestre de bronze, sobre um bloco de granito. Sob o monumento, encontra-se o mausoléu do General Artigas. Na ocasião em que passamos por tanto o mausoléu como os prédios históricos do entorno já estavam fechados. Afinal, já passavam das 18h.

Mausoléu de Artigas, em Montevidéu: Heroi Nacional do Uruguai
Mausoléu de Artigas: Heroi Nacional do Uruguai

Palácio Estévez, Teatro Solis e Palacio Salvo

Por falar dos prédios do entorno, ao redor da Plaza Independencia ficam algumas das construções históricas mais importantes de Montevidéu. Ali você verá o antigo Palácio do Governo do Uruguai e o Teatro Solis. Ali também fica o primeiro arranha-céu da cidade.

O Palácio Estévez, foi construído entre 1873 e 1874, servindo como residência da família Estévez. Em 1878, o palácio foi comprado pelo governo, que o ocupou, em 1880, após reformas. Ali funcionou a sede do governo até 1985.

Palácio Estévez: Antiga Sede do Governo do Uruguai, em Montevidéu
Palácio Estévez: Antiga Sede do Governo do Uruguai

O Teatro Solis foi inaugurado em 1856 e seu nome homenageia o navegador espanhol Juan Díaz de Solís. Solís foi o primeiro europeu a adentrar o Rio da Prata. A arquitetura do teatro é de inspiração italiana.

O Belo Teatro Solis, no Centro de Montevidéu

O Palacio Salvo, inaugurado em 1928, foi o maior prédio da América do Sul, até 1935. Foi projetado para ser um hotel, logo tornando-se um residencial. Fica localizado na esquina da Avenida 18 de Julio com a Plaza Independencia.

Palacio Salvo: Primeiro Arranha-céu de Montevidéu

Comparação de Hoteis

Deixamos o local e passamos no hotel-cassino onde deveríamos ter ficado. Ao menos, aquele era o hotel relacionado na ocasião da compra do pacote da viagem...

Era até constrangedor comparar com o hotel Alvear, o que acabamos ficando hospedados. E não me refiro apenas às instalações. Afinal a localização é melhor e a vista do alto do prédio, fabulosa.

Entorno da Plaza Independencia de Montevidéu
Entorno da Plaza Independencia

Sorvete e Memory Stick

No caminho para o Hotel Alvear, tomamos uns sorvetes na Avenida 18 de Julio, uma das principais de Montevidéu. Como o cartão da câmera digital estava cheio, aproveitei para comprar um Memory Stick.

Também passamos no Supermercado Tata, próximo ao hotel. Havia lido no site dos mochileiros que era um dos mais baratos da cidade. É um local onde se consegue comprar mais barato. Fica aí a dica.

Contabilidade do Dia
Táxi do Shopping na Plaza da Independencia – 100 pesos = R$ 9,40
Memory Stick – Câmera Digital da Sony = U$ 37,00 = R$ 67,00
Sorvete na Avenida 18 de Julio – 30 pesos = R$ 2,80
Compras no Supermercado - Água Mineral = 15 pesos; Chocolate (2 barras) = 50 pesos; Meia = 15 pesos - Total = 80 pesos = R$ 7,45