domingo, 1 de abril de 2012

Mercado del Puerto, Montevidéu

Dia 17/04/2008, partimos de ônibus, de Porto Alegre, com destino a Montevidéu, no Uruguai. E chegamos à capital uruguaia, na manhã seguinte. O hotel não era o que havíamos escolhido. De qualquer forma, deixamos as bagagens e seguimos até o famoso Mercado Del Puerto...

Mercado Del Puerto, Centro Gastronômico de Montevidéu

Viagem com Agência

A viagem para o Uruguai era para ter sido em família. Poucos dias antes, o meu pai teve uma indisposição e acabou deixando de viajar. Dessa forma, partimos, de Porto Alegre, apenas minha mãe, minha irmã e eu.

A Estancia Del Puerto, no Mercado Del Puerto, Montevidéu
A Estancia Del Puerto, no Mercado Del Puerto

Fazia quase 10 anos que não viajava com agência. Particularmente, não curto viajar com elas. Pois, em geral, nós acabamos fazendo programas que não gostaríamos. E deixamos de fazer outros que nos despertam mais interesse.

Interior do Restaurante Estancia Del Puerto

Pagamos por Um Hotel e Ficamos em Outro

Basicamente, a maior vantagem de se viajar com as agências é o menor custo de hospedagem... No nosso caso, isto não se aplica: acabamos pagando por um hotel e ficamos em outro de menor qualidade.

A justificativa foi a de que o grupo de viagem diminuiu. Com a desistência de algumas pessoas, o hotel inicialmente previsto, ficaria mais caro. A questão é que só descobrimos isso em Montevidéu...

Relógio no Mercado Del Puerto, Montevidéu
Relógio no Mercado Del Puerto

Hotel Alvear

O Hotel Alvear era bem antigo. O saguão e o refeitório, simples, mas arrumados. Já os quartos acabavam denunciando a idade do hotel. O armário embutido, a mobília de uns 40 anos e as janelas de ferro conferiam ao ambiente um ar pouco convidativo.

Vista a Partir de Sacada do Mercado Del Puerto, Montevidéu
Vista a Partir de Sacada do Mercado Del Puerto

Na verdade, tivemos o azar de ficar na ala antiga do hotel, onde havia quarto para três pessoas. Os colegas de viagem que ficaram na ala nova tiveram uma melhor impressão do local. Seja como for, a comparação com o hotel original era cruel...

Belo Restaurante no Mercado Del Puerto, Montevidéu
Belo Restaurante no Mercado Del Puerto

Do Hotel para O Mercado Del Puerto

Pois bem, após deixarmos as bagagens no Hotel Alvear, seguimos para o Mercado Del Puerto, onde almoçamos. Pedi um entrecot com queijo e presunto, acompanhado por batata assada. Enquanto o prato era feito, aproveitei para dar uma circulada pelo local.

Construções no Entorno do Mercado Del Puerto, Montevidéu
Construções no Entorno do Mercado Del Puerto

O Mercado Del Puerto, no centro de Montevidéu, caracteriza-se pelos seus bons restaurantes e pela fartura de carnes. A carne, por sinal, junto dos laticínios, compõe a base da alimentação do Uruguai, país famoso pela criação de gado.

Artista Pintando em Frente ao Mercado Del Puerto, Montevidéu
Artista Pintando em Frente ao Mercado Del Puerto

Circulando pelo mercado, você verá cortes de carne pouco comuns no Brasil, como os rins de gado. Do lado de fora, há artistas pintando. Os quadros que mais chamaram a minha atenção eram os de paisagem e os de construções antigas.

Comando da Armada, ao Lado do Mercado Del Puerto, Montevidéu
Comando da Armada, ao Lado do Mercado Del Puerto

Quanto ao entrecot, estava excelente. No Uruguai a carne é temperada sem sal. Segundo os uruguaios, o sal estraga a carne. Seja como for, realmente estava uma maravilha. Isto que estou acostumado com ótimos cortes de carne no Rio Grande do Sul.

Segue com...
Contabilidade do Dia
Almoço no Mercado Del Puerto - Entrecot com queijo e presunto + batata assada = 300 pesos (1 real = 10,70 pesos) = R$ 28,00