quinta-feira, 26 de abril de 2012

Produção Musical de Giorgio Moroder de 1980 a 2000: Trilhas Sonoras de Filmes e Olimpíadas

Nesta postagem, registro parte da produção musical de Giorgio Moroder a partir de 1980. Neste período, o músico, compositor e produtor musical passou a contribuir mais frequentemente na composição e produção de trilhas sonoras. Pode-se dizer que a década de 1980 foi o "período de ouro" de Moroder...

Flashdance: O Segundo Oscar Ganho por Giorgio Moroder
Flashdance: O Segundo Oscar Ganho por Giorgio Moroder

Continuação de...
Giorgio Moroder, O Mago dos Sintetizadores, Completa 72 Anos de Vida



Década de 80


Na década de 1980, Giorgio Moroder compôs diversas trilhas sonoras. Os maiores destaques no período são "Flashdance - Em Ritmo de Embaloe "Top Gun - Ases Indomáveis" filmes pelos quais Moroder ganhou o Oscar de Melhor Música. Pode-se destacar também a sua participação nas trilhas de "A História sem Fim", "Scarface" e "Um Tira da Pesada II".


Flashdance... What a Feeling


"Flashdance... What a Feeling" é a música-tema do filme "Flashdance". Giorgio Moroder compôs a melodia, que faz amplo uso de sintetizadores. Já Keith Forsey e Irene Cara fizeram a letra. Apesar do título da música, "Flashdance" não aparece em nenhum momento na letra. É só uma referência ao nome do filme.


Giorgio Moroder gravou "Flashdance... What a Feeling", originalmente, com Joe Esposito. A Paramount Pictures solicitou a ele que regravasse a música com uma cantora, pois a protagonista do filme é uma dançarina. E eles achavam importante que a música-tema remetesse à protagonista.

Irene Cara colocou sua voz na música e acabou ganhando o Grammy de Melhor Performance Vocal Feminina. O filme também recebeu o Grammy de Melhor Trilha Sonora Original. A música "Flashdance... What a Feeling" atingiu o primeiro lugar na Billboard, ganhando o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Música Original.

A música "Flashdance... What a Feeling" foi lançada no dia 03 de abril de 1983. Em virtude do grande sucesso no Japão, Miki Azakura lançou uma versão em japonês, em agosto do mesmo ano. Em 1985, Céline Dion, então com 17 anos, gravou a música. Ela faz parte de seu primeiro álbum ao vivo, "Céline Dion en Concert".

Fonte: Wikipedia





Take My Breath Away

"Take My Breath Away" é o nome da canção romântica do filme Top Gun (1986). Foi composta por Giorgio Moroder e Tom Whitlock. Chegou ao primeiro lugar na Billboard e ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Música Original. Segundo Terri Nunn, a vocalista do grupo Berlin, que gravou a música, "naquela época, eu não tinha nenhum amor na minha vida". Essa melancolia e tristeza acabam transparecendo em sua interpretação.

Como cantor, Giorgio Moroder lançou quatro discos: E = MC2 (1980); Solitary Man (1983); Innovision (1985) e Philip Oakey & Giorgio Moroder (1985). Philip Oakey fazia parte do grupo Human League. E a música Togheter in Eletric Dreams, tema do filme Eletric Dreams fez enorme sucesso.



Na década de 80, Giorgio Moroder compôs os temas de duas Olimpíadas. A música "Reach Out" foi tema dos Jogos Olimpícos de Los Angeles, em 1984. Em 1988, Moroder compôs "Hand in Hand", tema das Olimpíadas de Seul.




Décadas de 90 e 2000

Giorgio Moroder compôs "To Be Number One" (Un Estate Italiana), tema da Copa do Mundo da Itália (1990) e Forever Friends, tema dos Jogos Olímpicos de Beijing (2008).


Giorgio Moroder também gravou o álbum "Forever Dancing" (1992).


Segue com...
Giorgio Moroder: Trilhas Sonoras

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design