quinta-feira, 22 de março de 2012

Johann Sebastian Bach: Curiosidades

Bach Costumava Estudar à Noite 


Pouco antes de fazer 13 anos, Johann Sebastian Bach pediu um livro de música emprestado ao seu irmão mais velho, Johann Christoph. Como não ele emprestou, Bach pegava o livro, após os outros irem dormir. Esse seu hábito de transcrever as obras na escuridão manteve-se ao longo de toda a vida. E pode ter contribuído para a sua deficiência visual nos anos que precederam sua morte.

Continuação de...
Johann Sebastian Bach: Biografia


Curiosidades sobre Johann Sebatian Bach
Curiosidades sobre Johann Sebatian Bach


Bach Caminhou 200 Milhas para Ouvir um Concerto

Em Arnstadt, pediu quatro semanas de licença do trabalho para ouvir o organista Dietrich Buxtehude. Caminhou cerca 200 milhas até Lubeck. Mas demorou quatro meses para voltar, perdendo o seu emprego.


Bach Foi Reconhecido por Reincken


Bach foi um organista virtuose e exímio improvisador. Ao fim de um longo improviso sobre An Wasserflüssen Babylon, o velho e orgulhoso Reincken passou-lhe o anel que usava: "Pensava que esta arte morreria comigo, mas vejo que ela sobreviverá no senhor". 


Bach e Handel nas Mãos do Mesmo Médico

Bach e Handel nasceram em 1685. E foram os compositores alemães mais famosos do barroco. Nunca se conheceram pessoalmente. No entanto, tiveram um destino parecido. Quase cegos, foram operados pelo mesmo médico, o inglês John Taylor. As cirurgias não foram bem-sucedidas e os dois ficaram completamente cegos. No caso de Bach, isso contribuiu para provocar um segundo ataque de apoplexia, privando-lhe os sentidos e movimentos.

Bach: Esquecido e Redescoberto

A Técnica de Bach

O coral era a música mais comum na Alemanha luterana dos séculos XVII e XVIII. Assim, a arte sacra de Bach apresentou um caráter profundamente confessional, cantada para a glória de Deus. Johann Sebastian Bach fez, contudo, alterações neste gênero, assim como em quase todas as categorias musicais eruditas, como o concerto, a abertura, a cantata e a fuga.

Bach também empregou a técnica do baixo contínuo em sua obra, possibilitando maior liberdade ao solista. E alcançou o virtuosismo no domínio do contraponto, por sua capacidade em combinar qualquer melodia com uma outra, ou consigo mesma, de todas as maneiras imagináveis.


O Esquecimento e O Redescobrimento

Por não se moldar às novas tendências musicais, suas composições, ao longo da vida, foram caindo em esquecimento. A ópera italiana era o gênero predominante. E Bach não compunha óperas. Além disso, observava-se a decadência do espírito religioso, com o surgimento do Iluminismo. Tudo isso explica a pouca projeção de suas obras durante a vida.

Então, em 1829, Felix Mendelssohn redescobriu a Paixão segundo São Mateus e iniciou o movimento por reavivar e executar a música instrumental mais antiga. A morte de Bach, em 1750, marcou o fim do Barroco.


Texto Adaptado da Folha Online



0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design