quarta-feira, 21 de março de 2012

Johann Sebastian Bach: Biografia

Johann Sebastian Bach nasceu em 21 de março de 1685, há exatos 327 anos, em Eisenach, no centro da Alemanha. E desde cedo, seu caminho cruzou-se com o da Igreja Protestante de Martin Luther. 


Seu pai, o violinista Johann Ambrosius Bach, educou os seus oito filhos para que se tornassem músicos destacados, seguindo a tradição dos Bach. Seu último filho, porém, superou os demais...   


Continuação de...
Johann Sebastian Bach: 327 Anos de Nascimento


Johann Sebastian Bach ficou órfão de pai e mãe aos nove anos. Assim, passou a adolescência, em Ohrdruf, morando com o violinista Johann Christoph, seu irmão mais velho. 

Bach: Dedicação à Música Sacra
Bach: Dedicação à Música Sacra


Formação Musical

Bach foi influenciado tanto por compositores antigos como pelos contemporâneos barrocos, como Vivaldi, Reincken e Frescobaldi. E aos quinze anos, ingressou na escola São Miguel de Lüneburg. 

Bach estudava intensamente para aperfeiçoar o domínio técnico sobre a música. Mozart e Beethoven consideravam-no "o pai da harmonia".


Início da Carreira e Os Casamentos


Em 1703, Bach passou a ocupar o cargo de organista da igreja de St. Boniface, em Arnstadt. Apesar de jovem, já era um mestre do órgão e fez transformações musicais que escandalizaram seus superiores.

Em 1707, casou-se com sua prima Maria Bárbara. Tiveram sete filhos durante os treze anos do casamento. Porém, durante uma viagem do marido, subitamente adoeceu e morreu.

Na época, foi nomeado mestre de capela em Cöthen. Sob a proteção do príncipe Leopold, Bach ganhava muito bem. E dedicou-se à música instrumental, 
compondo os concertos para violino e os seis Concertos de Brandenburgo, feitos para o duque de Brandenburgo.

Um ano após a morte de Maria Bárbara, casou-se com a cantora Anna Magdalena. Bach tinha 36 anos e Anna Magdalena, 20. Ao todo, o casal teve treze crianças.


A Música Sacra


Em 1723, mudou-se para Leipzig, onde assumiu o posto de organista e professor da igreja de São Tomas. Passou a escrever somente concertos religiosos. Nessa época, Bach compôs duas de suas maiores obra-primas: Paixão segundo São João (1723) e Paixão segundo São Mateus (1729).

Cercado por sua família, Bach morreu completamente cego no dia 28 de julho de 1750. Antes de morrer, teria ditado ao genro Altnkiol sua última obra: Senhor, Eis-me Diante do Teu Trono, executada em seu funeral. Bach está enterrado em um sepulcro sem marca na igreja de São Tomas.

Texto adaptado da Folha Online


Segue com...
 
Johann Sebastian Bach: Curiosidades

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design