sexta-feira, 2 de março de 2012

Escultura de Bronze na Estação da Sé em Minha Despedida de Sampa

O Museu da Imigração Japonesa foi o último local que visitei em São Paulo. Dali, peguei o metrô da Estação São Joaquim até a Sé. E da Estação da Sé segui até a Estação Clínicas. Era a minha despedida de Sampa!

Mal daria tempo para eu pegar as minhas bagagens no Okupe Hostel e seguir para Guarulhos. Mesmo assim, arrumei tempo para reparar em uma escultura, na Estação da Sé...

Escultura de Bronze, na Estação da Sé

Continuação de...
Os Primeiros Japoneses no Museu da Imigração Japonesa

Turismetrô e Estação da Sé

São Paulo possui uma forma de turismo bastante interessante. Trata-se do Turismetrô, cujo único custo é o dos bilhetes usados no roteiro. Ao todo são seis roteiros, contemplando vários pontos da cidade.

A única coisa em comum é que todos eles partem da Estação da SéSe você está conhecendo Sampa, vale à pena fazer, ao menos, um deles. Mas se você mora na cidade, faça todos. Aos poucos, na manha...

Arte nas Estações de Metrô

Quando fiz o Turismetrô, quatro dias antes, com os meus pais e minha irmã a guia explicou-nos algo sobre as obras de arte no metrô. Na verdade, uma boa parte das estações conta com obras de arte nos corredores ou paredes. A da Sé, além de uma bela escultura, conta com um piano em seu saguão.

A escultura de bronze "Sem Título", de 1979, é uma obra do mineiro Alfredo Ceschiatti. Amigo de Oscar Niemeyer, este escultor possui algumas de suas obras em Brasília. Uma delas é a escultura da "Justiça". Comparando-as, nós percebemos facilmente a semelhança.

Escultura de Alfredo Ceschiatti

Retorno ao Okupe Hostel e Espera no Ibis

Desci as escadas, peguei o metrô até a Estação Clínicas e segui para o Okupe Hostel. Como havia deixado minha bagagem pronta de manhã, apenas passei no banheiro. Escovei os dentes, reforcei o Rexona e troquei de camisa. Parti, então, em direção ao Ibis, onde passa o ônibus em direção a Garulhos.

Cheguei ali por volta de 16h45. O ônibus deveria passar às 17h. Falei com os recepcionistas do hotel. Disseram que o ônibus das 16h recém havia passado. E que o trânsito estava terrível aquele dia... Ou seja, a probabilidade era de que o das 17h saísse bem depois disto!

De Táxi para Guarulhos

Pouco tempo depois, o pinta que regula o ponto de táxi do Ibis veio oferecer um táxi. Comentei que, como o meu avião sairia só às 22h, poderia aguardar o ônibus.

Um tempo depois ele veio perguntar se topava dividir o táxi com duas minas. Daí a questão mudou de figura! O ônibus sairia R$ 33,00. O táxi, R$ 40,00. Eu topei na hora!

O trânsito estava, realmente, nervoso. Eu lembro de nós termos passado pela Pinacoteca e pelo Museu de Arte SacraO ritmo só melhorou quando pegamos uma das marginais. Creio que era algo relacionado ao Ayrton Senna...

Escultura "Sem Título", na Estação da Sé

Espera no Aeroporto de Guarulhos

Cheguei com bastante folga ao aeroporto de Guarulhos e fiz o chek-in. Como tinha apenas bagagem de mão, procurei um lugar para sentar e acomodá-las. Fiquei aguardando em uma espécie de praça de alimentação.

Pensei que ali tivesse internet livre, mas quebrei a cara... Ao menos, eu pude digitar alguns textos no netbook e revisar algumas fotos. Até pegar meu voo, com destino ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre...