sábado, 3 de março de 2012

Cidade Universitária da USP - São Paulo

O campus tem o nome oficial de Armando de Salles Oliveira, homenagem ao interventor do governo Getúlio Vargas. Em 1934, Oliveira inaugurou a Universidade de São Paulo (USP), a primeira do país.

Inspirada nas melhores instituições dos EUA, a sua Cidade Universitária conta com prefeitura própria. Há um sistema de ônibus que percorre todo o campus, além de um conjunto habitacional para estudantes.

O Famoso Prédio da FAU - na Cidade Universitária da USP
O Famoso Prédio da FAU

Cidade Universitária da USP conta ainda com cinema, teatro, clube e uma área para a prática de esportes. Ampla e arborizada, é um local convidativo aos adeptos da observação de aves.

Outras de suas atrações são a Praça do Relógio, projetada por Rino Levi e a raia olímpica de remo. Há também a estátua equestre, feita em homenagem ao arquiteto Ramos de Azevedo.


Coleção Mário de Andrade

Reúne obras de modernistas, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret. Você também poderá contemplar a coleção de retratos do escritor Mário de Andrade.


Museu de Geociências

Logo no pátio deste curioso museu, você verá um dos destaques do acervo: uma réplica de um pterossauro. Outra estrela do Museu de Geociências é um meteoristo de 628kg, o terceiro maior do Brasil.

No Museu de Geociências, você poderá observar minerais como a gipsita rosa do deserto e o topázio imperial, exclusivos do Brasil.

Leia mais sobre o Museu de Geociências em...
Dinossauros e Rochas no Museu Geociências da USP

Pterossauro no Museu de Geociências da USP
Pterossauro no Museu de Geociências da USP



Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)

Pequeno para seu acervo de 120 mil peças, o MAE concentrou-se em exibir a exposição permanente "Formas de Humanidade". As peças mostram modos de vida, costumes e rituais de diferentes civilizações.

Vale observarnos pontos comuns entre as diferentes civilizações. As extintas são estudadas pela arqueologia. As vivas, pela Etnologia. No MAE, você entra em contato com o Brasil indígena, o Antigo Egito, Grécia e Roma.


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

Esta instituição formou gerações de arquitetos e urbanistas. Ela funciona num prédio considerado um marco da arquitetura modernista.

Com projeto de João Batista Vilnova Artigas, o prédio foi inaugurado em 1968. Merecem destaque nesta construção a entrada grandiosa (Salão Caramelo) e suas modernas rampas.

As Modernas Rampas da FAU, na USP
As Modernas Rampas da FAU, na USP

Leia mais sobre a FAU em...
Museu do Crime

Quem se interessa por criminologia tem a oportunidade de conhecer aqui um arquivo específico. O Museu do Crime foi inspirado em similares existentes na Europa.

Ali você verá itens curiosos, como um detector de mentira e uma máquina de fabricar dinheiro falso. E uma seção inteira é dedicada a fatos e personagens que marcaram a crônica policial.

Há crimes dos tempos românticos, como Gino Meneghetti, o "rei dos ladrões".
E casos mais recentes e violentos, como o do Maníaco do Parque. Há também um acervo de Medicina Legal, interessante para quem estuda a área.


MAC - Museu de Arte Contemporânea

O acervo permanente, de cerca de 8.000 obras, foi doado em parte pelo casal Ciccillo Matarazzo e Yolanda Penteado. E inclui peças premiadas em bienais. Mas os destaques do acervo fixo nem sempre estão expostos.

Na sala Gabinete de Papel, você puxa uma gaveta e surgirá um desenho ou foto. Você encontrará a legenda no computador ou no enorme catálogo em um canto da própria sala.

MAC, O Museu de Arte Contemporânea, na USP
MAC, O Museu de Arte Contemporânea

Leia mais sobre o MAC em...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design