domingo, 25 de março de 2012

Músicas de Bach no Cinema: De 2001 a 2012

Finalizando a sequência de postagens sobre o emprego de músicas do compositor alemão Johann Sebastian Bach no cinema, relaciono alguns filmes de 2001 a 2012.

Continuação de...
Bach no Cinema: 1986 a 2000

Adrien Brody, em O Pianista, de 2002
Adrien Brody, em O Pianista, de 2002

A Última Fortaleza (2001)

Filme com Robert Redford e Mark Ruffalo. Fizeram parte da Trilha Sonora de A Última Fortaleza "Variações de Goldberg, BWV 988", de Johann Sebastian Bach. Para ouvir esta música, leia a postagem referente ao filme O Silêncio dos Inocentes (1991).


Enigma (2001)

Filme com Kate Wislet. Há duas músicas de Johann Sebastian Bach na Trilha Sonora.

"Chorale Prelude No. 18, B W V 668, Wenn wir in höchsten Nöten Sein"


"Andante from Brandenburg Concerto No. 4, B W V 1049"

Ouça o concerto n. 6 dos Concertos de Brandenburgo na postagem referente ao filme Uma Ponte Longe Demais, de 1977. O n. 4 em Duro de Matar, de 1988 e n.5 em Meu Querido Presidente, de 1995.



Minority Report - A Nova Lei (2002)

Minority Report, de Steven Spielberg, contou com Tom Cruise e Colin Farrell no elenco. Faz parte de sua trilha sonora o famosíssimo coro "Jesus bleibet meine Freude", da cantata 147 de Johann Sebastian Bach. A cantata 147 recebeu o nome de "Coração e Boca e Atos e Vida".




O Pianista (2002)

O Pianista conquistou três categorias do Oscar: Melhor Diretor (Roman Polanski), Melhor Ator (Adrien Brody) e Melhor Roteiro (Ronald Harwood). O Pianista contou em sua Trilha Sonora com "Suite No. 1 BWV 1007 for Solo Cello", de Johann Sebastian Bach.

Bach realizou o impossível: escreveu, polifonicamente, para instrumentos que não se prestam para isto, como o violino e o violoncelo. A n. 2, em Dó menor e a n. 3, em Ré maior são obras de densidade extraordinária e de uma sonoridade quase orquestral. Ao todo, são seis Suítes.




Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo (2003)

Filme com Russel Crowe, que conquistou os Oscar de Melhor Fotografia e Melhor Edição de Som. Fez parte da Trilha Sonora "Prelude From the Unaccompanied Cello Suite No. 1 in G Major, BWV 1007", de Johann Sebastian Bach.




O Homem Que Copiava (2003)

Filme nacional, dirigido por Jorge Furtado, com Lázaro Ramos, Leandra Leal, Luana Piovani e Pedro Cardoso no elenco. Sua trilha sonora contou com "Concerto for 2 violins and orchestra, BWV 1043 3rd movement, allegro" de Bach.




O primeiro movimento deste concerto foi inserido na trilha sonora do filme "Hanna e Suas Irmãs", de 1986. Veja na postagem Bach Cinema 1986 - 2000. 


O Sorriso de Mona Lisa (2003)

Filme com Julia Roberts e Julia Stiles, indicado ao Globo de Ouro de Melhor Música Original. O Sorriso de Mona Lisa contou, em sua Trilha Sonora, com "Jesu, Joy of Man's Desiring". Ouça esta música em Minority Report (2002), logo acima ou na postagem referente ao filme A Escolha de Sofia (1982).  

Homem-Aranha 2 (2004)

O filme ganhou o Oscar de Efeitos Visuais e em sua Trilha Sonora esteve presente uma composição de Johann Sebastian Bach: "Suite No. 2 in B Minor".



O Aviador (2004)

O Aviador, filme de Martin Scorsese, com Leonardo DiCaprio e Cate Blachett, que foi contemplada com o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. O Aviador conquistou outros quatro Oscar, em categorias técnicas. 

"Toccata and Fugue in D-Minor, BWV 565", de Johann Sebatian Bach fez parte da Trilha Sonora do filme. Ouça esta composição de Bach na postagem referente ao filme Crepúsculo dos Deuses, de 1950.


O Violinista que Veio do Mar (2004)
Este filme com Judi Dench contou com "Fuga from Sonata No.1 in G Minor BWV 1001", de Johann SebastianBach em sua Trilha Sonora.



Cruzada (2005)
Filme com Evan Green e Liam Neeson, com com "Jesu Meine Freunde", de Johann Sebastian Bach, em sua Trilha Sonora.




O Som do Coração (2007)
Filme com Robin Williams, contou com "Prelude from Partita No. 3" de Johann Sebastian Bach em sua Trilha Sonora.

A Duquesa (2008)
Este filme, vencedor do Oscar de melhor figurino contou com duas composições de Johann Sebastian Bach.

"Allemande from French Suite V in G Major"


"Gigue from Orchestral Suite No. 3 in D Major"


Ensaio Sobre a Cegueira (2008)
Filme de Fernando Meirelles, com Julianne Moore, Mark Ruffalo e Danny Glover. Contou com a "Sinfonia of the Cantata, BWV 156" de Johann Sebastian Bach, em sua Trilha Sonora.

A cantata n. 156, "Ich steh' mit einem Fuss in Grab", pode ser traduzida como "Já me Encontro com Um Pé na Sepultura". Sua pequena introdução musical é a mais comovente das confissões de fé de Bach.  


Milk - A Voz da Igualdade (2008)
Milk faturou dois Oscar: Melhor Ator (Sean Penn) e Melhor Roteiro (Dustin Lance Black). De sua trilha sonora fez parte "Prelude No. 7 in E Flat The Well Tempered Clavier - Book 2 BWV 876", de Johann Sebastian Bach.



A Estrada (2009)

Filme com Viggo Mortensen e Charlize Theron, contou com a "Sonata para violino e cravo em Mi maior: Adagio, ma non tanto", de Bach. Alguns críticos já consideraram esta a música mais feliz já escrita. O trecho presente no filme - a terceira das quatro partes da sonata - é porém mais lento.





Um Homem Misterioso (2010)

Este filme com George Clooney traz uma composição de Johann Sebastian Bach que posteriormente recebeu do francês Charles Gounod uma letra. Ficou conhecida como "Ave Maria de Gounod".



A Árvore da Vida (2011)

A Árvore da Vida contou com Brad Pitt e Sean Penn em seu elenco. O filme foi indicado a 3 Oscar e teve duas músicas de Johann Sebastian Bach em sua Trilha Sonora.

"The Well-Tempered Clavier" 



"Fugue [Toccata and Fugue in D Minor, BWV 565]"
Ouça esta música na postagem referente ao filme Crepúsculo dos Deuses (1950).


Guerreiro (2011)

Guerreiro, filme com Nick Nolte, do qual faz parte "Partita for Violin Solo No. 2 in D Minor, BWV 1004", de Johann Sebastian Bach. A segunda suíte (partita), em Si bemol menor termina com a famosa Chacona. É considerada uma obra de ultra virtuosismo: o supremo hino de Bach. Um único violino soa como uma orquestra! Triunfo espiritual de uma arte, matematicamente, exata.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design