sexta-feira, 23 de março de 2012

Músicas de Bach no Cinema: De 1961 a 1985

Dando sequência à relação de filmes que fizeram uso de músicas do compositor alemão Johann Sebastian Bach, relacionarei alguns destaques de 1961 a 1985.

Continuação de...
Bach no Cinema: 1930 a 1960

Marlon Brando, em O Poderoso Chefão, 1972
Marlon Brando, em O Poderoso Chefão, 1972


A Corrida do Século (1965)

A Corrida do Século contou, em seu elenco, com Tony Curtis, Natalie Wood e Jack Lemmon. O filme foi agraciado com o Oscar de Melhores Efeitos Sonoras e, de sua Trilha Sonora fez parte "Toccata and Fugue in D Minor" de Johann Sebastian Bach. Ouça na postagem referente ao filme Crepúsculo dos Deuses (1950). 


O Evangelho Segundo São Mateus (1965)

O filme O Evangelho Segundo São Mateus, de Pier Paolo Pasolini foi indicado a três Oscar: Melhor Música, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. Da trilha sonora fizeram parte cinco composições de Bach:

"Matthäus Passion BWV 244"

As paixões são uma espécie de oratórios, cujos libretos baseiam-se nos textos evangélicos da Paixão de Cristo. Esta obra é, assim, uma síntese da mística gótica, da íntima devoção luterana e da inspiração dramática do Barroco.

No fim do séc XVIII, só se conhecia e apreciava o Cravo bem Temperado, que circulava em manuscritos, para fins de ensino. A execução de Paixão segundo São Mateus, em 1829, em Berlim, sob a regência de Mendelssohn, foi a ressurreição de um morto. O mesmo Mendelssohn ressuscitou depois os Concertos de Brandenburgo e as obras para violino.


Veja também a postagem relativa ao filme Cassino, de 1995.

"Concerto for violin and oboe in d minor BWV 1060"



"Fuga Ricercata a 6, Nr. 2"

"Hohe Messe BWV 232"

O maior músico do protestantismo escreveu uma missa católica ao rei da Saxônia. A missa foi composta entre 1733 e 1738. É uma obra de inspiração protestante. E ela reúne uma coleção de cantatas com texto litúrgico latino. É sua maior obra. Abaixo, "Gloria in Excelsis Deo"":



"Concerto for violin in E major BWV 1042"

São três os concertos para violino: Mi maior - de inocente alegria paradisíaca; Lá menor - de energia viril, até na ornamentação virtuosítica e Concerto para dois violinos e orquestra em Ré menor - de alegria jubilosa. Seu Largo é uma comovente canção religiosa.




Love Story - Uma História de Amor (1970)

Love Story conquistou o Oscar de Melhor Música (Francis Lai), tendo sido indicado em outras 6 categorias: Melhor Filme (Howard G. Minsky), Melhor Diretor (Arthur Hiller), Melhor Roteiro (Erich Segal), Melhor Ator (Ryan O'Neal), Melhor Atriz (Ali MacGraw) e Melhor Ator Coadjuvante (John Marley). Da Trilha Sonora fez parte "Concerto No. 3 in D Major", de Johann Sebastian Bach.




O Poderoso Chefão (1972)

O Poderoso Chefão é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. O filme de Francis Ford Coppola concorreu a 11 Oscar, ganhando três: Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Roteiro (Mario Puzo / Francis Ford Coppola). 

O Poderoso Chefão também ganhou o Globo de Ouro nestas três categorias e em Melhor Direção (Francis Ford Coppola) e Melhor Trilha Sonora (Nino Rota). A Trilha também foi premiada com o Grammy. 

Da Trilha Sonora de O Poderoso Chefão faz parte "Passacaglia and Fugue in C Minor", de Johann Sebastian Bach, considerada por alguns o ponto culminante da obra organística do mestre.




Barry Lyndon (1975)

Barry Lyndon, de Stanley Kubrick conquistou quatro Oscar: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Música. De sua Trilha Sonora fez parte "Concerto for 2 Harpsichords and Orchestra in C-minor, Adagio", de Johann Sebastian Bach.




007 - O Espião que Me Amava (1977)

Filme da série do James Bond, que contou em seu elenco com Roger Moore e Barbara Bach. Foi indicado a três Oscar: Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora e Melhor Música Original. "Air on a G String", de Johann Sebastian Bach foi usada em 007 - O Espião que me Amava. Ouça a música na postagem referente ao filme Seven (1995).


Uma Ponte Longe Demais (1977)

Uma Ponte Longe Demais contou com um elenco repleto de estrelas, como Sean Connery, Gene Hackman, Michael Caine, Anthony Hopkins e Robert Redford. De sua Trilha Sonora fez parte "3rd Movement" from Brandenburg Concerto No. 6 in B-Flat Major, BWV. 1051", de Johann Sebastian Bach.

Bach foi um homem irascível, permanentemente, envolvido em brigas mesquinhas. Calculava detalhadamente seus ordenados e emulamentos. Compôs a maior obra musical de todos os tempos. E revelava pouco interesse na sua preservação. Os originais dos Concertos de Brandenburgo, que nunca foram publicados, foram encontrados, decênios depois, como papel de embrulho em uma loja comercial.  



Na verdade, Bach não se considerava um gênio, tal como Beethoven e Wagner. Era um artesão e só compunha por encomenda, para fins litúrgicos, para a corte ou para o ensino. Talvez, por isso, suas obras podiam ficar arquivadas ou mesmo perdidas. E logo após a sua morte, foi completamente esquecido. Porém, em 37 obras o compositor usou como tema as notas Si bemol - Lá - Dó - Si (B - A - C - H, na notação alemã).

Ouça o concerto n. 6, dos Concertos de Brandenburgo, na postagem referente ao filme Duro de Matar, de 1988. 


A Escolha de Sofia (1982)

Meryl Streep ganhou o primeiro Oscar de Melhor Atriz por A Escolha de Sofia. Já havia ganho três anos antes o de Melhor Atriz coadjuvante por Kramar vs Kramer. A Escolha de Sofia também concorreu ao Oscar de Melhores Roteiro, Figurino, Fotografia e Música. De sua trilha sonora fez parte "Jesu, Joy of Man s Desiring", uma das composições mais populares de Johann Sebastian Bach. 




A versão mais conhecida desta música pode ser vista na postagem referente ao filme Minority Report (2002)


O Sol da Meia-Noite (1985)

Este filme estrelado pelo bailarino russo Mikhail Baryshnikov, conquitou o Oscar de Melhor Música por "Say You, Say Me", de Lionel Richie. A cena de abertura do filme consiste em uma dança, acompanhada pela música "Le Jeune Homme et La Mort", de Johann Sebastian Bach.


Segue com...
Bach no Cinema: 1986 a 2000

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design