segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Bela Vista do Edificio Banespa - São Paulo

Quatro dias antes de visitar o prédio do Banespa, conheci o Martinelli localizado a poucos metros. A ideia era conhecer os dois na mesma ocasião e comparar a vista sob as mesmas condições meteorológicas.

Como o Prédio do Banespa já estava fechado, pude apenas visitar o Martinelli. Eis que no dia em que me despedia de Sampa consegui visitar também a torre do Banespa...

Palácio de Justiça de São Paulo
Palácio de Justiça de São Paulo

Continuação de...


Da USP para o Banespa

Eu deixei a Cidade Universitária da USP em direção ao Centro Histórico de São Paulo. E o primeiro local da minha lista a ser visitado era o prédio do Banespa. 
Quando cheguei ali, estava mesmo rolando uma visita guiada. Aproveitei para tomar um pouco de água e ir ao banheiro, enquanto esperava...

Fotos da Construção do Edificio Banespa - São Paulo
Fotos da Construção do Edifício


Subida até a Torre e Fotos da Construção

Logo, desceu uma turma pelo elevador e fui autorizado a subir. Na verdade, a subida até a torre do Banespa consiste de três etapas. Há um grande trecho de elevador, seguido de outro trecho menor. Por fim, a subida pelas escadas até o topo do prédio.

E na passagem do primeiro para o segundo elevador, você verá uma equipe de segurança. Uma dessas seguranças acompanhou-me no segundo elevador. Ao descer dele, você chegará a uma pequena base de onde começa a escada para a torre. Ali, você poderá ver algumas fotos do processo de construção do prédio.

Construção do Edifício do Banespa - São Paulo
Construção do Edifício do Banespa

A segurança que estava nesta base estranhou que eu estivesse sozinho. Ela disse que, geralmente, as pessoas chegavam ali em grupos. E como ainda havia um grupo na torre, fui orientado a aguardar um pouco. Neste tempo, circulei pelo pequeno espaço para dar uma conferida nas fotos.


Viaduto Santa Ifigênia e Mercado Municipal

Então, fui autorizado a subir por um período de 5min. Lá no topo da torre do Banespa havia mais dois seguranças. Perguntei a eles o nome da nova ponte, próxima ao Anhanguera. Eles pediram desculpas por não saberem responder...

Igreja Santa Ifigênia e Viaduto
Igreja Santa Ifigênia e Viaduto

Além desta ponte, você poderá ver o Viaduto e a Igreja Santa Ifigênia. Por ser mais alta, a torre do Banespa permite uma melhor visão que a do Martinelli. De qualquer forma, a Igreja Santa Ifigênia fica parcialmente encoberta. O que você identifica com clareza serão as suas torres.

Igreja e Viaduto Santa Ifigênia; Mirante do Vale
Igreja e Viaduto Santa Ifigênia; Mirante do Vale

O Mercado Municipal também pode ser visto do prédio do Banespa. E mais uma vez com mais clareza que a vista a partir do Prédio Martinelli. Você conseguirá visualizar praticamente todo o prédio do Mercadão. As suas duas cúpulas são facilmente identificadas...

Mercado Municipal de São Paulo
Mercado Municipal de São Paulo


Catedral da Sé e Mosteiro de São Bento

Ao olhar para a Sé, você verá a Catedral e o Palácio da Justiça. A Catedral da Sé destaca-se com suas duas torres e a sua enorme cúpula. O Palácio da Justiça, à esquerda da Catedral da Sé, é facilmente identificada. O Banespa oferece uma melhor visão de ambos, comparada ao Martinelli.

Torres e Cúpula da Catedral da Sé
Torres e Cúpula da Catedral da Sé

A Igreja do Mosteiro de São Bento também aparece de forma bem clara. Entre o Mosteiro de São Bento e a Igreja Santa Ifigênia, fica o Mirante do Vale. O maior edifício do Brasil fica em frente ao Viaduto Santa Ifigênia. O edifício Mirante do Vale também é facilmente identificável do alto da torre do Banespa.

Igreja e Mosteiro de São Bento
Igreja e Mosteiro de São Bento


Palácio Matarazzo e Pateo do Collegio

Já o Palácio Matarazzo, atual sede da prefeitura de São Paulo, fica parcialmente encoberto. Este é um prédio que não lembro de ter visto a partir do Martinelli... E foi possível identificar o momento em que um helicóptero decolava dali. Ainda pode-se avistar parte do jardim no terraço, não mais acessível ao público.

Palácio Matarazzo - Prefeitura de São Paulo
Palácio Matarazzo - Prefeitura de São Paulo

Por fim, você poderá identificar a região do Pateo do Collegio. Além do próprio, você verá a Secretaria de Justiça à sua esquerda. O Monumento Glória Imortal e o Primeiro Tribunal de Alçada Civil, em frente. E a Casa Número 1 e o Solar da Marquesa de Santos à esquerda, aos fundos.

A Região do Pateo do Collegio
A Região do Pateo do Collegio


Edifício do Banespa X Prédio Martinelli

Por tudo o que registrei, parece óbvio que a visita ao Edifício do Banespa é mais interessante que ao Martinelli. Na verdade, como já comentei na postagem do Martinelli, preferi a visita àquele prédio. E não sei exatamente explicar a razão disto... O Martinelli parece ter um charme e uma beleza difíceis de descrever...

Também pode ser pelo fato de lá haver visita guiada e se receber um histórico do prédio. Ou talvez por o Martinelli possuir um terraço com um belo palacete ali construído. Ou por podermos caminhar em torno de todo este terraço! Seja como for, visite os dois e tire suas próprias conclusões... Vale à pena!

O relato segue com...

Contabilidade do Dia
Metro Estação Butantan - Estação São Bento = R$ 2,90
Gasto Diário = R$ 2,90

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design