terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Presidentes e Artistas Brasileiros e Elite Paulista no Cemitério da Consolação - São Paulo

Quando planejava a viagem com a família, sinalizamos alguns locais que não poderiam ficar de fora. Conseguimos passar por praticamente todos. A maior exceção talvez tenha sido a Mesquita Brasil.

O Museu da Língua Portuguesa e o Cemitério da Consolação eram locais que só eu queria passar. Acabou toda família indo. E todo mundo curtiu!

O Cemitério da Consolação é, sem dúvida alguma, um local de importância histórica. Ali, estão enterrados políticos, escritores, atores e membros da alta sociedade. A quantidade de esculturas no local é impressionante. Tudo ao ar livre e ao alcance de todos. E o melhor: é grátis!

Anjo no Cemitério da Consolação

Continuação de...

Da Avenida Paulista ao Cemitério da Consolação

Após deixar o Masp, nós almoçamos e seguimos em direção ao Cemitério da Consolação. Na noite em que fomos ao show do Cauby Peixoto, no Bar Brahma, passamos por ali. Reparei que não ficava tão longe da Avenida Paulista. Talvez 1km ou pouco mais. Esta foi, então, a caminhada que fizemos...

Pórtico de Entrada, Capela e Marquesa de Santos

Duas coisas chamarão logo a sua atenção! A primeira são as colunas clássicas no pórtico de entrada. A segunda é a capela localizada bem no centro do cemitério. A capela foi construída pela Marquesa de Santos.

A Marquesa de Santos fez grandes doações para o cemitério. Este é, por sinal, um lado menos divulgado da Marquesa. Além de amante de Dom Pedro I, ela era uma grande filantropa. A propósito: seu jazigo fica bem próximo à capela...

Jazigo da Família Basílio Lemos no Cemitério da Consolação
Jazigo da Família Basílio Lemos

Mapa e Visita Guiada

Nós conseguimos um mapa do Cemitério da Consolação. Nele estão registradas algumas das sepulturas de personalidades. A lista é grande! Devem ser mais de cem nomes! Há uma visita guiada, mas a daquele dia já havia rolado...

Tentamos usar o mapa para localizar as sepulturas. Acabamos desistindo, pois é algo muito demorado. Achamos melhor dar uma circulada geral, reparando nas sepulturas mais chamativas...

Deusa no Cemitério da Consolação

Quem tiver oportunidade, deixo a visita guiada como dica. Seguindo os passos de quem conhece o local, consegue-se encontrar as coisas mais facilmente...

Arte religiosa x Momentos Cotidianos

Como poderia-se imaginar, o tema principal das esculturas é a arte religiosa!

Talvez uma bela exceção a isto seja o imponente jazigo da família Basílio Jafet. Construído em pedra preta, este retrata momentos do cotidianos, sejam no trabalho, sejam com a família.

Jazigo da Família Basílio Jafet no Cemitério da Consolação
Jazigo da Família Basílio Jafet

Já o jazigo da família Emílio Franchini optou por uma escultura da Pietà. O Cristo morto é sustentado por Maria e velado por anjos. Muito bela também a imagem deste jazigo...

A família Argante Fanucchi optou por uma imagem do Cristo carregando a cruz. A família Saliola, o Cristo crucificado.

Família Argante Fanuchi no Cemitério da Consolação
Família Argante Fanuchi

Victor Brecheret

Um dos escultores mais presentes no Cemitério da Consolação é o modernista Brecheret. E sua obra mais conhecida é o jazigo da família Penteado. A obra, de 1923, é conhecida como "O Sepultamento". Outra obra de destaque de Victor Brecheret é "Grande Anjo", de 1938.

"O Sepultamento", Obra de Victor Brecheret no Cemitério da Consolação
"O Sepultamento", Obra de Victor Brecheret

O Ex-presidente Campos Salles

Dentre as personalidades políticas, merece destaque o jazigo de Campos Salles. Já havia citado o presidente ao falar sobre os ex-alunos da Faculdade de Direito da Usp, em outra postagem...

E o jazigo do ex-presidente ocupa uma grande área na quadra 82 do cemitério. A obra "Presidente Campos Salles e Esposa", de Roberto Bernardelli, é de 1919. O ex-presidente Washington Luís também está sepultado neste cemitério.

"Presidente Campos Salles e Esposa" no Cemitério da Consolação
"Presidente Campos Salles e Esposa"

Veja mais sobre Campos Salles em...
Presidentes e Poetas na Faculdade de Direito da Usp

O Imponente Jazigo da Família Matarazzo

Ao lado do jazigo do ex-presidente Campos Salles fica o imponente jazigo da família Matarazzo. O prédio construído pelos Matarazzo no centro da cidade de São Paulo é hoje sede da Prefeitura Municipal.

Difícil dizer se é o jazigo dos Matarazzo é mais belo do Cemitério da Consolação. Não resta dúvida, porém, que é o maior de todos... A obra, de 1925, é de Luigi Brizzolara e suas dimensões impressionam.

Jazigo da Família Matarazzo no Cemitério da Consolação
Jazigo da Família Matarazzo

Outras Personalidades Sepultadas no Cemitério da Consolação

* Mário de Andrade, poeta e escritor;
* Líbero Badaró, médico e jornalista;
* Monteiro Lobato, escritor;
* Oswald de Andrade, escritor;
* Ramos de Azevedo, engenheiro arquiteto;
* Tarsila do Amaral, pintora.

Retorno e Jantar na Vila Madalena

A esta altura o cançaso estava pegando. Além disso, a bateria da câmera digital estava morrendo. Eu e meu pai seguimos para a capele e ficamos esperando ali em frente. Pouco depois, chegaram a minha mãe e a miha irmã.

Seguimos caminhando até a Estação Consolação. E ali pegamos o metrô até a Estação Clínicas. Pelo tempo perdido e a muvuca do horário, era melhor ter feito o trecho a pé... De qualquer forma, todos estavam bem cansados...

Jazigo da Família Hermínio Ferreira no Cemitério da Consolação
Jazigo da Família Hermínio Ferreira

À noite, fomos jantar no Materello, um restaurante italiano da Vila MadalenaEu pedi um prato chamado Pizzaiolla. Não sei se a grafia é exatamente esta... Muito soboroso. Vale à pena!

A propósito, a janta foi um presente da minha mãe à família. No dia seguinte, no caso, o feriado de Finados, ela meu pai e minha irmã iriam retornar. Eu ainda ficaria um dia a mais em Sampa...