sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Parque Estadual da Cantareira - São Paulo

Era costume, nos séculos XVI e XVII, armazenar a água em jarros de barros, os cântaros. E as prateleiras onde eles eram guardados eram chamadas cantareiras.

Devido à grande quantidade de nascentes e córregos, a região foi apelidada de Serra da Cantareira. O apelido foi dado pelos tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e as outras regiões.


Tamanho, Criação e Uso


O Parque Estadual da Cantareira é uma verdadeira floresta dentro da cidade de São PauloCom 8.000 ha - o equivalente a 8.000 campos de futebol - é a maior floresta urbana nativa do mundo. Criado em 1963, abrange os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.

Hoje, o Parque da Cantareira está voltado ao ecoturismo. São diversos caminhos e trilhas abertos dentro da mata. Eles permitem que você entre em contato com a natureza. E conheça a mata atlântica e alguns de seus animais.

Parque Estadual da Cantareira, São Paulo
Parque Estadual da Cantareira, São Paulo


A Fauna

A fauna inclui grandes espécies, como a onça e a anta, aves e macacos. Entre os macacos, os mais comuns são o macaco-prego e o bugio. 

Há, também, a preguiça, o serelepe, o quati, a suçuarana e o macaco Sauá. E animais mais comuns, como cobras, lagartos, insetos...


A Flora

No Parque Estadual da Cantareira, algumas espécies de árvore destacam-se. É o caso do guapuruvu, da figueira, da peroba, da canela, do jequitibá. Você também verá jacarandás, embaúbas, tapiá-mirins e cedros-rosa.

Abaixo das copas, ficam as espécies arbustivas e herbáceas, além dos cipós. Também são comuns as epífitas - plantas que crescem sobre outras plantas. Dentre elas, as bromélias e as orquídeas são as mais apreciadas.

A Cidade de São Paulo do Alto da Pedra Grande
A Cidade de São Paulo do Alto da Pedra Grande


Os Quatro Núcleos

O Parque Estadual da Cantareira possui quatro núcleos. O Núcleo da Pedra Grande é o mais procurado pelos visitantes. O Engordador é assim chamado devido a uma fazenda de engorda de gado.

O Núcleo Águas Claras possui 80% de sua área como Área de Proteção aos Mananciais. Já o Cabuçu, em torno da represa, foi aberto à visitação em 2008.

# Núcleo da Pedra Grande
A partir da portaria, você encontrará três trilhas principais. A mais suave é a Trilha da Bica, circular, com 1,5km. Ela leva a uma fonte d´água, frequentada por pássaros e quatis. E mostra a floresta de diferentes ângulos, devido aos aclives e declives do percurso.

Lago das Carpas, no Parque da Cantareira
Lago das Carpas, no Parque da Cantareira

A Trilha das Figueiras, também circular, possui 2 km. E é uma trilha de nível médio, intercalando trechos suaves e íngremes. É repleta de grandes figueiras e de bugios.

A mais extensa é a Trilha da Pedra Grande, com 9,6 km (ida e volta). Pela sua extensão e pela subida, é considerada de nível médio. A trilha é uma antiga estrada usada por tropeiros.

A Pedra Grande é um grande afloramento rochoso de granito. E seu pico fica  a 1.010 m de altitude. Dali, o visitante tem uma vista única da cidade de São Paulo. Nos dias mais claros é possível avistar até trechos da Serra do Mar. 

A Trilha da Pedra Grande dá acesso, também, ao Lago das Carpas. Trata-se de uma área tranquila e agradável, usada para fazer exercícios ou relaxar.

Vista de São Paulo do Alto da Pedra Grande
Vista de São Paulo do Alto da Pedra Grande


# Núcleo Engordador
O núcleo possui duas trilhas para trekking e uma para mountain bikeA Trilha da Cachoeira é circular, com 3km de extensão. De nível médio, passa por três quedas d´água e cruza o rio Engordador.

Na parte mais alta, chega ao antigo tanque de captação de água da Sabesp. Na Trilha da Cachoeira, você verá muitos jequitibás e baúnas. Nela também podem ser avistados animais como bugio e serelepe

A Trilha do Macuco, com 650 m, também é circular. De nível fácil, acompanha o Córrego Curipira. Na Trilha do Macuco, você verá samambaias-açu e tapiás.

A Trilha de Mountain Bike tem 4 km (ida e volta) e pode ser usada apenas por ciclistas. No caminho, íngreme, é possível ver torres da hidrelétrica de Furnas.

Trilha da Pedra Grande, Parque Estadual da Cantareira - São Paulo
Trilha da Pedra Grande


# Núcleo Águas Claras
Fica localizado no município de Mairiporã. Acesso pela Trilha das Águas, com 1 km de extensão. 

Já a Trilha da Samambaia-açu, com 1,4 km, é circular e de nível médio. Ali, há uma linda alameda, com grandes samambaias. Há também os pinheiros, fruto das primeiras tentativas de reflorestamento.

A Trilha da Suçurana é a principal do núcleo. Dela saem as outras duas. Com 3,7 km de extensão, é definida como de nível médio. E liga Águas Claras à Pedra Grande e ao Lago das Carpas.

O trajeto é formado por bosques de pinheiro e mata ciliar. E a trilha é ladeada por árvores de até 30 m de altura.

Pedra Grande - Vista de São Paulo
Pedra Grande - Vista de São Paulo


# Núcleo Cabuçu
O Cabuçu é o maior núcleo do Parque Estadual da Cantareira. E o seu nome relacionado à abundância da árvore cabuçu na região.

A Trilha da Jaguatiriga, com 1.000 m, é de nível fácil. E no trajeto é possível visualizar a transição entre espécies exóticas e nativas.

A Trilha da Cachoeira, com 5.200m, é difícil. O trajeto, com alta declividade, passa por árvores imponentes e cursos d´água. Esta trilha - como o seu nome sugere - desemboca em uma bela cachoeira.

Veja também
Pedra Grande - O Ponto Mais Alto de Sampa
Estranho Jogo no Lago das Carpas - Parque da Cantareira

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design