sábado, 25 de fevereiro de 2012

MAC e FAU na Cidade Universitaria da USP - São Paulo

Este era o meu último dia de visita à cidade de São Paulo. E a minha ideia, para  esta manhã, era conhecer o Museu do Crime e o MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia. 

Havia lido que o Museu do Crime abria às 8h30. E o MAE, às 9h. Cheguei à Cidade Universitária pouco após às 9h20. E vi que os dois estavam. Para não perder viagem, acabei dando uma caminhada por ali...


Museu do Crime e MAE Fechados

Logo descobri que o Museu do Crime só abriria às 13h. Antes de deixar o prédio, tentei ligar para a Mesquita Brasil. A bateria do meu celular morreu e o cartão de orelhão acabou zerando.

Segui ao Centro de Informações. Ali fiquei sabendo que o MAE estava passando por reformas. E só reabrirá no início de 2012. A sensação foi de viagem perdida! 

Além de usar um bilhete de metrô, caminhei cerca de 1km até a USP...

O Famoso Prédio da FAU, no Campus da USP
O Famoso Prédio da FAU, no Campus da USP


Manifestação na Reitoria

Conversei com uma recepcionista e tracei um roteiro. Ela comentou que estava rolando uma manifestação na reitoria. Como o pior já havia passado, a princípio não havia maiores riscos.

Confesso não ter acompanhado as notícias no período que estive em Sampa. Na Veja do dia 09/11, no entanto, havia uma matéria de uma página entitulada "A Rebelião dos Mimados".

Seguia-se, então, a seguinte chamada: "Com roupas de grife e donos de carros caros, estudantes depredam a USP porque querem fumar maconha sem ser incomodados...". Nem é preciso comentar...

Relógio do Sol, na Cidade Universitária da USP
Relógio do Sol, na Cidade Universitária



O MAC e O Relógio do Sol

Pois bem, comecei o meu passeio pelo MAC, o Museu de Arte Contemporânea. No caminho, passei pelo Relógio do Sol, sem grandes destaques...

O MAC não estava, a princípio, na minha lista de possíveis visitas na USP. Pelo que li no Guia Fique em São Paulo e no site do MAC, não fiquei interessado. A visita ao museu somente confirmou minhas expectativas...



Ensaios Fotográficos e "Arte Cabeça"

O MAC parece mais uma galeria que um museu... Predominam nele os ensaios fotográficos que buscam o experimentalismo. Aquele tipo de "arte cabeça" que o autor insiste que existe um significado.

Prédio do MAC - Museu de Arte Contemporânea
Prédio do MAC - Museu de Arte Contemporânea

Difícil compreender isto em uma série de fotos de moedas enterradas na areia. Ou ainda de cascos de tartaruga. Há também uma sala com desenhos em papel dentro de gavetas.


FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Do MAC, segui para o Museu de Geociências e, dali, para a FAU. Como falarei do Museu de Geociências em outra postagem, restrinjo-me aqui à FAU.

O prédio da FAU é, possivelmente, o mais famoso na Cidade Universitária da USP. A arquitetura modernista, com vãos e rampas, é o que o torna original.

O prédio é motivo de orgulho para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Em frente a ele, há pequenos jardins...

Jardim em Frente à FAU, na USP
Jardim em Frente à FAU, na USP
  
O relato segue com...
Dinossauros e Rochas no Museu de Geociências da Usp


Contabilidade do Dia
Metrô Estação Clínicas - Estação Butantan
Gasto Diário = R$ 2,90

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design