segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Bob Marley - 67 Anos de Nascimento

Robert Nesta Marley, popularmente conhecido como Bob Marley, foi um cantor e compositor jamaicano. Nasceu em Nine Mile, dia 6 de favereiro de 1945.

O mais conhecido músico de reggae de todos os tempos combinou este ritmo ao rock, criando uma música única, cheia de vigor e balanço.

Bob Marley, considerado pela revista Rolling Stone o 11o maior músico de todos os tempos, foi um dos primeiros a cantar a religião rasta.

Bob Marley, O Mais Conhecido Músico de Reggae


Em 1973, declarou: "Não me vejo como jamaicano. Eu me vejo como rastafári. A Jamaica é a Jamaica. Eu sou rastafári!"

Apesar disso, Bob Marley amava sua terra natal. E era para a Jamaica que desejava morrer. Acabou falecendo, em Miami, dia 11/maio/1981, a caminho da Jamaica.

Após quase quatro anos lutando contra um melanoma, Bob Marley faleceu devido às metástases deste câncer de pele.

Bob Marley teve 14 discos lançados, junto com sua banda, The Wailers. O último foi lançado postumamente. Três discos de merecem destaque.


Catch a Fire (1973)

O álbum Catch a Fire recebeu críticas entusiasmadas e preparou o terreno para a ascensão internacional do reggae. Este foi também o primeiro disco de reggae a entrar no mercado do rock.

Catch a Fire foi a primeira parceria de Marley com Peter Tosh e Bunny Livinstone, os companheiros fundadores do Wailers.

Dentre as músicas, destacam-se Concrete Jungle, a qual retrata o desespero diante da terrível pobreza dos guetos urbanos e a deliciosa e romântica Stir it Up. Na última, chama a atenção sua linha de baixo crescente.



Natty Dread (1974)

Este foi primeiro álbum de Bob Marley sem Peter Tosh e Bunny Livinstone. Eles deixaram a banda numa reação ao estresse das seguidas turnês. Receava-se que o som perdesse consistência e o teor político fosse abrandado...

Na verdade, os temas políticos nunca foram tão fortes. Natty Dread, apresentou o gueto de Trenchtown à juventude mundial abandonada. E a versão ao vivo de No Woman, No Cry conduziu Marley pela primeira vez ao topo das paradas.

Consta que Marley teria escrito a canção No Woman, No Cry. Mas creditou ela a Vincent Ford, um cozinheiro de Trenchtown. Ford havia dado casa e comida ao jovem Bob, nos tempos difíceis.




Exodus (1977)

Exodus foi o disco que melhor captou as diversas identidades de Bob Marley. O lado A era marcado pelo seu forte conteúdo político. Já o lado B era uma deliciosa celebração do amor. Daí saíram as canções de maior destaque do álbum.

Three Little Birds é uma música simples, mas irreprimível. É um hino reggae da alegria. Músicos de todo o mundo vêm tentando, em vão superar, a sua linha de baixo e seu refrão otimista.

Jamming é um hit e uma ode à dança maravilhosamente bem elaborada. Esta canção apareceu em um episódio dos Simpsons e também na série Friends.




Músicas de Bob Marley no Cinema

Marley e Eu (Marley & Me, 2008) - "One Love"

Eu Sou a Lenda (I Am Legend, 2007) - "Three Little Birds", "I Shot the Sheriff", "Stir It Up", "Redemption Song".

O Espanta Tubarões (Shark Tale ,2004) - "Three Little Birds"

Como se Fosse a Primeira Vez (50 First Dates, 2004) - "Could You Be Loved", "Is This Love"




Mar em Fúria (The Perfect Storm, 2000) - "No Woman, No Cry"

A Praia (The Beach,2000) - "Redemption Song"

Em Nome do Pai (In the Name of the Father, 1993) - "Is This Love"

Clube Paraíso (Club Paradise, 1986) - "Three Little Birds"


0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design