quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Avenida Paulista - São Paulo

A "mais paulista das avenidas" é também a mais famosa de São Paulo. E abriga desde passeatas de protesto até a Parada Gay.

Os Grandes Prédios da Avenida Paulista
Os Grandes Prédios da Avenida Paulista

Com 2.800 m, foi criada em 1891 por Eugênio de Lima, como um bulevar ao estilo parisiense. Porém, logo, a Avenida Paulista tornou-se um pólo de casarões dos "barões do café".

As casas predominaram até 1940. Em 1968, a Paulista foi alargada e vieram os prédios de arquitetura arrojada. Nos anos 70, surgiram os prédios residenciais e comerciais. E instalaram-se as sedes de empresas.

Antenas na Avenida Paulista
Antenas na Avenida Paulista



Pontos de Interesse na Avenida Paulista


Casa das Rosas

A Casa das Rosas é uma das últimas mansões preservadas da Avenida Paulista. O escritório Ramos de Azevedo projetou a mansão para a filha do arquiteto, então, recém-casada.

Construída em 1935, a Casa das Rosas foi inspirada nos casarões franceses. A casa abriga hoje o espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Dedica-se à divulgação da poesia e literatura, através de cursos, recitais e exposições.

Casa das Rosas - Uma das Últimas da Avenida Paulista
Casa das Rosas - Uma das Últimas da Paulista


Centro Cultural Fiesp

Na pirâmide, projetada por Rino Levi, funciona o Centro Cultural Fiesp. Inclui o Teatro Popular do Sesi que promove concorridas apresentações gratuitas. E no mezanino e na galeria de arte do Sesi oferecem shows, exposições e bate-papos com artistas.

Centro Cultural na Pirâmide da Fiesp
Centro Cultural na Pirâmide da Fiesp


Conjunto Nacional

Uma rampa em caracol conduz à cúpula. No Conjunto Nacional fica a megaloja da Livraria Cultura.


Itaú Cultural

Nesta peculiar construção de Carvalho Mange, o público encontra mostras visuais e shows. A maioria destas atividades são voltados à revelação de novos talentos.

A memória fotográfica de São Paulo está preservada no Centro de Documentação e Referência. Fica no segundo piso e inclui biblioteca, hemeroteca e videoteca.

O Itaú Numistática - Museu Herculano Pires ocupa o 9o andar. E abriga o segundo maior acervo numismático do Brasil. Este é composto de 6 mil peças, entre moedas, medalhas e condecorações luso-portuguesas.

Itaú Cultural, na Avenida Paulista
Itaú Cultural, na Avenida Paulista


Parque Trianon

O nome Trianon é inspirado nos jardins do Palácio de Versalhes. 

Em 1968, foi recuperado, graças ao trabalho dos paisagistas Roberto Burle Marx e Clóvis Olga. Uma graciosa ponte une as duas partes do Parque Tenente Siqueira Campos, separadas pela alameda Santos.

Entre árvores nativas e pequenos animais, você também poderá contemplar belas esculturas. É o caso do "Fauno", de Victor Brecheret, e da "Aretusa", de Francisco Leopoldo da Silva.

Trânsito no Avenida Paulista
Trânsito no Avenida Paulista


Veja também

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design