quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Turismetro pelo Centro Histórico de São Paulo - Anhangabaú, Largo de São Francisco e Sé

Após percorrer o Largos de São Bento e da Sé sozinho, participei do Turismetrô. Como o nome sugere, trata-se de serviço de turismo associado o metrô. Há seis roteiros e todos eles partem da Estação da Sé. Para participar, basta inscrever-se no balcão do Turismetrô na Estação da Sé. O único custo é o dos metrôs usados na "exploração" dos pontos turísticos.

Dependendo do roteiro, você irá usar de um a três bilhetes. Usamos apenas um bilhete, pois pegamos apenas um metrô. Todos roteiros são acompanhados por guias. A Andreia e a Jaqueline foram as responsáveis pelo roteiro, o que passa no Teatro Municipal. Como não conseguimos agendar a visita guiada, esta era a forma de conhecer o local...

Santos na Igreja de São Francisco, em São Paulo
Santos na Igreja de São Francisco

Continuação de...
Catedral e Palácio da Justiça a Caminho da Estação da Sé

Largo da Memória e Pirâmide dos Piques

Pegamos o metrô na Estação da Sé e seguimos até a Estação Anhangabaú. Logo ao sair da estação, passamos pelo Largo da Memória. Ali fica o monumento mais antigo de São Paulo, datado de 1814.

Largo da Memória, em São Paulo - Monumento de 1814
Largo da Memória - Monumento de 1814

A Pirâmide dos Piques lembra um pequeno obelisco. Os paulistanos do século XVIII abasteciam-se das águas de uma fonte ali localizada. E os tropeiros davam de beber aos animais, antes de partir em comitiva pelo interior.

Pirâmide dos Piques, em São Paulo
Pirâmide dos Piques

Seguimos, então, para o Teatro Municipal. Registro o relato sobre a visita guiada na postagem Visita Guiada pelo Teatro Municipal.

Viaduto do Chá e Mirante do Vale

Após a instrutiva visita ao Teatro Municipal, continuamos o Turismetrô pelas ruas ali próximas. Seguimos à esquerda, em direção ao Viaduto do Chá, passando em frente ao Shopping Light.

De cima do Viaduto do Chá você terá uma bela visão do Vale do Anhangabaú, à esquerda. Ao fundo, você verá o Viaduto Santa Ifigênia e o Mirante do Vale, o maior edifício do Brasil.

Mirante do Vale, Um Gigante no centro de São Paulo
Mirante do Vale, Um Gigante

Palácio Matarazzo

Cruzamos o Viaduto do Chá e paramos em frente ao Palácio Matarazzo, atual sede da Prefeitura. Sobre o prédio você identificará um jardim e o local destinado ao pouso de helicópteros.

O prédio foi erguido pelos irmãos Matarazzo, em estilo fascista. Na ocasião, eram a família italiana mais rica vivendo fora da Itália.

A construção apresenta uma fachada limpa, desprovida de detalhes ou trabalhos escultórios. Apesar disso, você poderá ver os três "M" em diversos locais. Uma referência aos três irmãos Matarazzo.

Viaduto do Chá e Palácio Matarazzo, em São Paulo
Viaduto do Chá e Palácio Matarazzo

Isto logo me fez lembrar da família Médici, que dominava Florença na época do Renascimento. Dedicada ao mecenato, teve seus símbolos representados pelos mestres da pintura e da arquitetura...

Praça do Patriarca

Logo em frente, fica a Praça do Patriarca, uma homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva. José Bonifácio recebeu o título de "Patriarca da Independência". A estátua em sua homenagem foi ali colada em 1972, comemorando os 150 anos de Independência.

Ali na Praça do Patriarca estava rolando uma apresentação de capoeira, sob o pórtico. Este pórtico foi idealizado por Prestes Maia, também responsável pelo Museu da Língua Portuguesa...

Igreja São Francisco e Faculdade de Direito

Partimos dali em direção ao Largo de São Francisco, onde seguimos até a Igreja de São Francisco. A igreja é toda amarela, com detalhes em azul claro. E possui apenas uma torre à esquerda.

A Igreja de São Francisco é uma das poucas que permite a passagem por trás do altar. Entramos rapidamente e seguimos, depois, em direção à Catedral da Sé.

Ao lado da Igreja de São Francisco fica a Faculdade de Direito da Usp. Esta foi a terceira vez que passei por ali e em nenhuma delas estava aberta.

Faculdade de Direito da USP, em São Paulo
Faculdade de Direito da USP

A primeira foi à noite, com o grupo da Caminhada Noturna, na quinta-feira anterior. No dia seguinte, passei à tarde, porém era dia do funcionário público. E desta vez era domingo. Então, já previa que não encontraria o prédio aberto...

Em frente ao belo prédio da Faculdade de Direito fica a polêmica escultura "O Beijo Eterno". Considerada indecente, não foi aceita em outros pontos da cidade de São Paulo. Os estudantes de Direito reivindicaram então a sua colocação em frente ao prédio da Faculdade.

Catedral da Sé e Padaria Santa Teresa

Seguimos em direção à Catedral da Sé. Na verdade, até a Padaria Santa Teresa, nos fundos da Catedral. Quando saímos da Igreja de São Francisco, começou a chuviscar.

Início da Construção da Catedral da Sé, em São Paulo
Construção da Catedral da Sé: Início

No caminho, a chuva nos protegemos sob uma marquise. Acabamos tendo de encarar a pernada assim mesmo, enfrentando a chuva. Afinal, a Padaria Santa Teresa era o ponto final do Turismetrô. Nos fundos da Catedral da Sé, havia muitas prostitutas. Mesmo com chuva...

A Padaria Santa Teresa, além de seus excelentes pães, possui uma bela coleção de fotos antigas.Ali você poderá ver fotos da construção da Catedral da Sé, por exemplo. Ou do antigo Viaduto do Chá e dos bondes circulando pelas ruas de São Paulo.

Catedral da Sé, em São Paulo - Construção da Fachada
Construção da Catedral da Sé: Fachada

Na Padaria Santa Teresa, também nos vimos livres de uma senhora que passou azucrinando a tarde inteira. A toda hora ela cortava a guia, para fazer algum comentário ou contar uma piada de gosto duvidoso.

Quando ela abria a boca, todo o grupo trocava. Alguns não conseguiam conter o riso. Ao ficar sabendo que passaríamos na padaria, comentou que todos deveriam experimentar o pão de torresmo. Ficou martelando isto até que todos fossem embora... Em viagens sempre cruzamos com gente assim...