terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Parque da Luz e A Estação Júlio Prestes - São Paulo

Apesar de corrido, o dia estava rendendo e sendo bem aproveitado. Pela manhã, conhecemos a Pinacoteca, reaberta duas semanas antes. 

Almoçamos no grego Acrópoles e seguimos para a Estação da Luz. Percorremos rapidamente o local e seguimos ao Museu da Língua Portuguesa.

Dali, fomos para o Museu de Artes Sacras, um pouco mais afastado da Estação. Revisamos o cronograma e percebemos que faltava apenas a Sala São Paulo

Na verdade, havia ainda a Estação Pinacoteca. Só vim a saber da sua existência conversando com uma das guias da Pinacoteca da Estação da Luz.

Lago do Parque da Luz, São Paulo
Lago do Parque da Luz, São Paulo

Continuação de...


O Parque da Luz

Deixamos o Museu de Artes Sacras rumo à Estação Júlio Prestes. Ali fica a Sala São Paulo e a outra unidade da Pinacoteca. A ideia era aproveitar ao máximo o dia. Afinal, aos sábados, todos os museus da região da Luz são gratuitos.

Fachada da Estação Júlio Prestes, São Paulo
Fachada da Estação Júlio Prestes, São Paulo

No caminho, cortamos por dentro do Parque da Luz. O local estava lotado! Não sei se por ser sábado ou se ali é sempre aquela muvuca. Como já eram quase 16h30, passamos direto por ali.

O Parque ou Jardim da Luz, inaugurado em 1825, foi o primeiro parque de São Paulo. O lago, em forma de cruz de malta, é rodeado de estátuas greco-romanas e as alamedas são simétricas.

Escultura do Parque da Luz, São Paulo
Escultura do Parque da Luz

Em 1880, sob influência dos jardins ingleses, recebeu uma cascata com gruta. No Parque da Luz, a Pinacoteca matém esculturas como Portadora de Perfume, de Victor Brecheret.

O que chamou a atenção, no Parque da Luz, foi um aspecto negativo. O local é ponto de prostituição mesmo durante o dia. 

Do parque, em si, pouca coisa a ser comentada... Algumas pequenas esculturas guarnecendo a alameda principal e um busto de Garibaldi.

Estrada de Ferro Sorocabana - Estação Júlio Prestes, São Paulo
Estrada de Ferro Sorocabana - Estação Júlio Prestes


Em Direção à Estação Júlio Prestes

Saímos em frente à Estação da Luz e seguimos, à direita, em direção à Estação Júlio Prestes. Na Estação Júlio Prestes, fica a Sala São Paulo, uma das salas com melhor acústica do mundo.

O local estava fechado quando estivemos ali. Tiramos apenas algumas fotos da fachada. E seguimos, então, em direção à Pinacoteca.

Busto de Garibaldi, no Parque da Luz, São Paulo
Busto de Garibaldi, no Parque da Luz

O relato segue com...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design