segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ouro, Prata e Óperas no Museu de Arte Sacra - São Paulo

Após conhecermos o Museu da Língua Portuguesa, seguimos para o Museu de Artes Sacras. Como o nome sugere, o acervo deste concentra-se em obras de caráter religioso.

A quantidade de oratórios e as imagens de santos são, realmente, respeitáveis. O que mais impressiona, porém, são os artigos de ouro e prata do cofre.

O Museu de Artes Sacras reúne também uma bela coleção de presépios de diversas partes do mundo...

Logo ao entrar no museu, percebi que estava ocorrendo uma apresentação no local. Era um grupo cantando trechos de ópera, usando instrumentos de época.

Fonte do Museu de Artes Sacras - São Paulo
Fonte do Museu de Artes Sacras

Continuação de...
Sala de Poesias no Museu da Lingua Portuguesa


Trechos de Óperas no Museu de Artes Sacras

Quando entramos no Museu, eu ouvi uma música. Perguntei à recepcionista se estavam tocando ou se era uma gravação. Ela comentou que estava ocorrendo um pequeno concerto, numa sala em frente ao pátio.

Segui direto para lá, na esperança de ainda ouvir alguma coisa. Cheguei ao fim da apresentação. Apenas a tempo de ouvir uma cantata e um trecho de ópera de Monteverde.

O grupo executava trechos de ópera e cantatas do barroco italiano. A cantora primeiro lia o texto traduzido e depois interpretava a música. A orquestra era formada por violino, ciello, viola barroca e cravo.

Logo após o concerto, um coral interpretou duas canções no pátio, em frente a uma pequena fonte. Posso dizer que a visita ao Museu de Arte Sacra, de certa forma, foi especial...


Imagens de Santos de Madeira e Argila

Após ouvir o concerto e o coral, iniciei a caminhada pelas salas e corredores. Ao longo do Museu, você verá inúmeras imagens de santos. A maioria das pequenas esculturas é feita em madeira ou em argila.

São de diversos artistas, algumas tendo sido feitas por padres. Predominam as obras dos séculos XVIII e XIX, a maioria, de São Paulo.

Encontrei apenas uma obra do artista mineiro Aleijadinho. Trata-se de uma Nossa Senhora cheia de espadas no peito.

Entrada do Museu de Artes Sacras - São Paulo
Entrada do Museu de Artes Sacras


Os Diversos Oratórios do Museu de Artes Sacras

O Museu de Artes Sacras também abriga diversos oratórios. Trata-se de um item que caiu em desuso há algumas décadas. Construidos em madeira, ficavam no interior de casas ou fazendas. Como as igrejas, muitas vezes, ficavam longe das casas, este era o local de orar.

Os oratórios, em geral, abrigavam imagens de santos. E alguns deles eram bem diferentes, adequando-se às necessidades. Um exemplo são os oratórios-bala, construídos em uma estrutura similar ao projetil de canhão.

Este tipo de oratório era encomenda por pessoas que viajavam muito, por ser de fácil transporte. Em contrapartida, há também os oratórios de fazendas. Alguns deles enormes.


O Quarto da Donzela

Uma sala do Museu de Artes Sacras recria um ambiente chamado "Quarto da Donzela". Trata-se de uma construção sem janelas, em estilo árabe. No quarto, há apenas uma cama bem simples e um oratório.

Era feito para que as mulheres vivessem quase em reclusão. A pele bem clara, na época, era um símbolo de pureza.


Cofre com Peças de Ouro e Prata

Enfim, o cofre! Esta sala fica, realmente, dentro de um grande cofre. Nela estão algumas das peças mais belas do Museu de Artes Sacras. Ali, você verá patenas, cálices, cruzes, coroas e até uma espécie de cetro. Todos estes itens são de ouro ou prata. Daí a razão de estarem em um cofre...

Esta não é a única diferença em relação aos santos e aos oratórios, feitos de madeira. Os itens do cofre são usados apenas durante as missas e cerimônias religiosas. Quer dizer, não ficam expostos em uma casa ou igreja, por exemplo.

Profeta Isaías, obra de Aleijadinho
Profeta Isaías - Aleijadinho


O Museu de Presépios

Deixei, então, este prédio, rumo ao acervo de presépios, que fica em outro prédio. Lá você verá presépios de diversas partes do mundo.

Há presépios da Colômbia, da Bolíva, dos Estados Unidos, da Alemanha, da Itália. Há até um presépio com alguns personagens jogando capoeira. Bem diferente...

Ali você também poderá ver o presépio napolitano, considerado o terceiro maior do mundo.

No lado de fora do Museu de Artes Sacras há algumas esculturas de Aleijadinho. Na verdade, são réplicas das esculturas... Passamos rápido por ali, pois queríamos ainda conferir a Estação Pinacoteca.

O relato segue com
Parque da Luz e Estação Júlio Prestes

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design