quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Globo e As Mulheres Coloridas na Pinacoteca de São Paulo

O dia 29/10/11 foi destinado a conhecer os pontos próximos à Estação da Luz. Na região, ficam a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa. Não muito longe, fica o Museu de Artes Sacras. Todos eles têm visitação gratuita aos sábados. E era sábado!

A fila para o Museu da Língua Portuguesa assustou um pouco. Assim, cruzamos a rua e conhecemos a Pinacoteca, pela manhã. A Pinacoteca é um dos três museus mais badalados de São Paulo, ao lado do Masp e do Museu Paulista, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga.

Close do Globo da Pinacoteca de São Paulo
Close do Globo da Pinacoteca de São Paulo


De Metrô até A Estação da Luz

Para ir à Pinacoteca, pegamos o metrô na Estação Clínicas (Linha Verde). Então, seguimos até a Consolação e fizemos a conexão com a Linha Amarela. Descemos na Estação Luz, terminal da Linha Amarela.

Ali fica a antiga Estação Ferroviária da Luz, onde ainda circulam os trens urbanos. Nesta estação também fica o Museu da Língua Portuguesa. Em frente a ela, fica a Pinacoteca do Estado de São Paulo.


A Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca havia aberto duas semanas antes, após ficar um ano fechada para reformas. Sem dúvida alguma, foi uma baita sorte!

Este belo prédio, todo de tijolos e cheio de janelas, apresenta algumas pequenas colunas na fachada. 

As obras de arte distribuem-se nos três andares do museu. No entanto, a parte mais relevante do acervo fica no segundo pavimento.

Fachada de Tijolos da Pinacoteca de São Paulo
Fachada de Tijolos da Pinacoteca de São Paulo


As Mostras Temporárias da Pinacoteca

No primeiro pavimento, onde fica a entrada, você poderá pegar um material visual sobre o acervo da Pinacoteca. Na verdade, este material refere-se, basicamente, às mostras temporárias.

Na ocasião, estavam ocorrendo 4 exposições: "O lugar da arte: Almeida Júnior e Pedro Alexandrino na São Paulo de fim de século"; "O nu além das academias"; "Viajantes contemporâneos" e "Saudade pela ausência. Fotógrafos Lambe-Lambe no Jardim da Luz 1915-1935".

Globo - "Estroboscópio" da Pinacoteca de São Paulo
Globo - "Estroboscópio"

Também estava rolando a mostra "Frei Veloso e a Tipografia do Arco Cego".


Primeiro Andar: A Pirâmide e O Globo

No primeiro andar, estão algumas obras temporárias de maiores dimensões. Ali há uma pirâmide de vidro de ponta-cabeça e um globo, bastante semelhante a um estroboscópio.

Ao lado deste globo há uma passagem que leva a um enorme vão, com o teto espelhado. Muitos aproveitam o efeito para tirar algumas fotos inusitadas...

Pirâmide de Ponta-Cabeça na Pinacoteca de São Paulo
Pirâmide de Ponta-Cabeça na Pinacoteca

Neste andar, na verdade, o andar de entrada da Pinacoteca, também há algumas esculturas e uma exposição com desenhos da cidade.


No Térreo: Mulheres Coloridas e Totem de Macacos

Desci, então, para o térreo da Pinacoteca. Neste andar encontram-se também algumas obras de grandes proporções. Localizadas em um dos vãos, junto ao elevador, estão duas que logo chamam a atenção...

Mulheres Coloridas no Térreo da Pinacoteca de São Paulo
Mulheres Coloridas no Térreo da Pinacoteca

Uma delas apresenta quatro mulheres multicoloridas dispostas em algo tipo um prato. Trata-se de uma espécie de chafariz, pois verte água da boca, dos seios ou das mãos delas...

A outra escultura é um totem de uns 5m composto por macacos. Ambas logo despertam a curiosidade de quem passa pelas passarelas do primeiro pavimento. A primeira pelo inusitado e pelas cores vivas. A segunda pelo seu tamanho.

No subsolo também há duas réplicas das esculturas que adornam a fachada do Teatro Municipal.

Totem dos Macacos no Térreo da Pinacoteca de São Paulo
Totem dos Macacos no Térreo da Pinacoteca

O relato segue com...
Contabilidade do Dia
Metrô Clínicas - Estação da Luz = R$ 2,90
Gasto Diário = R$ 2,90

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design