sábado, 28 de janeiro de 2012

Mosteiro de São Bento - São Paulo

Parte importante da cidade de São Paulo, este conjunto foi erguido em 1598, na região central. E passou por cinco reformas. O local recebeu sua primeira capela em 1634. E o atual conjunto do Mosteiro de São Bento, em estilo normando bizantino, foi erguido entre 1910 e 1922.

Mosteiro de São Bento, São Paulo
Mosteiro de São Bento, São Paulo

O projeto do alemão Richard Bernl reúne, talvez, o maior conjunto de tesouros de igrejas da atualidade. A fachada da atual Basílica Nossa Senhora da Assunção ostenta um relógio que só parou uma vez desde 1921. A cada quarto de hora, badalam 6 sinos vindos da Alemanha. O maior deles pesa mais de 5 toneladas.


A decoração do mosteiro segue a escola de arte alemã de Beuron. Foi feita pelo monge beneditino holandês dom Adelbert Gresnicht, também autor da maioria das pinturas.

Na entrada, quem olha para cima vê um zodíaco com os meses do ano. Ao lado, os quatro elementos simbolizados por animais. O elefante simboliza a terra; o golfinho, a água; a salamandra, o fogo; a cotovia, o ar. No centro, o teto tem paineis com a vida de São Bento.

O Relógio Alemão do Mosteiro de São Bento
O Relógio Alemão do Mosteiro de São Bento

O monge Gresnicht também desenhou os vitrais. O da direita reproduz a morte de São Bento. As imagens de apóstolos ocupam, simbolicamente, as colunas do edifício. Sobre o altar paira um crucifixo de mais de 3,5m. Perto, está o túmulo de Fernão Dias Paes, bandeirante que ajudou a erguer a antiga igreja, no século XVII.

O órgão de 6.000 tubos domina o ambiente. Inaugurado em 1954, foi restaurado em 1998. Ganhou console informatizado e companhia de um órgão digital italiano.


O canto gregoriano do coral de monges atrai grande público. Em especial, na missa de domingo.

Além disso, há os bolos confeccionados pela padaria da abadia e vendidos ao público.


Veja também

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design