terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Instituto Butantan - São Paulo

É difícil encontrar alguém na cidade de São Paulo que não tenha visitado o Instituto Butantan quando criança, em passeios da escola...

O Instituto Butantan é um órgão da Secretaria de Saúde de São Paulo. E a sua missão é produzir soros e vacinas, desenvolver pesquisar e promover a ciência.


A Produção de Soros

O Butantan foi fundado em 1901, sob o comando do médico Vital Brasil. Naquela ocasião, a grande necessidade era a produção de soro contra a peste bubônica. A doença assolava o litoral paulista, no final do século XIX.

Instituto Butantan, São Paulo
Instituto Butantan, São Paulo

Vital Brasil também fazia pesquisas sobre as serpentes e seu venenos. E iniciou a produção de soro antiofídico contra a picada de cobra. Atualmente, o Instituto Butantan é o principal produtor de soros na América Latina. É internacionalmente conhecido por suas pesquisas com animais peçonhentos.

Para a fabricação de soros são usados cavalos, mantidos em uma fazenda a 50km de São Paulo. As toxinas são aplicadas no cavalo. Os anticorpos são retirados do sangue. E os soros são produzidos.

Bicuda - Uma das Cobras do Butantan
Bicuda - Uma das Cobras do Butantan

São produzidos soros contra picadas de cobras, escorpiões, aranhas e lagartas. Além dos soros para o tratamento de difteria, tétano, raiva e botulismo.


Os Museus do Instituto Butantan

Istalado em uma agradável área verde, tem cinco atrações abertas aos visitantes. O Museu Biológico, o Museu Histórico, o Serpentário, o Macacário e o Museu de Microbiologia. Há também o Museu de Rua, com paineis ao ar livre contando a história do instituto.


Museu Biológico

No Museu Biológico você verá serpentes, aranhas, escorpiões, lagartos e sapos. Com um acervo de animais vivos, divulga informações sobre as características dos mesmos. Você poderá contemplar cerca de 100 animais de 70 espécies diferentes. Eles ficam expostos em cenários que buscam reproduzir seus ambientes naturais.

Cascavel, no Museu Biológico do Butantan
Cascavel, no Museu Biológico do Butantan

O museu foi organizado em 1912 pelo cientista João Florêncio Gomes, para fins de pesquisa. Recentemente reformado, o local permite agora melhor visualização das serpentes. Elas ficam separadas do visitante por uma parede de vidro. Muitas cobras acabam se escondendo sob a vegetação, pedras ou areia.


Serpentário

No Serpentário, construído em 1912, as serpentes vivem ao ar livre, numa área que busca imitar o seu ambiente natural. Em seu espaço, são desenvolvidas pesquisas sobre biodiversidade e conservação, além de atividades educativas.

São cerca de 50 cobras da fauna brasileira. Principalmente, jiboias, cascaveis e jararacas. Muitas vezes, é difícil localizá-las, o que evidencia a facilidade que esses animais têm para se confundir com o ambiente.

Uma das Jiboias do Instituto Butantan
Uma das Jiboias do Instituto Butantan


Museu Histórico

Vital Brasil iniciou suas pesquisas com animais peçonhentos na antiga cachoeira da Fazenda Butantan. E o Museu Histórico reconstitui o laboratório do médico. Há móveis, microscópios e objetos originais.

É possível ver o piso e parte da parede original do antigo prédio. Além de paineis sobre a história do instituto e a produção de soro antiofídico.

Cobra Verde, no Museu Bilógico do Butantan
Cobra Verde, no Museu Bilógico do Butantan


Museu de Microbiologia

Na exposição do Museu de Microbiologia, o visitante pode conhecer mais sobre micróbios e bactérias. Ali você terá a oportunidade de observar protozoários e bactérias vivos nos microscópios. O museu tem o objetivo de estimular a curiosidade científica nos jovens.


Macacário

O Macacário abriga macacos rhesus, vindos da Ásia. No passado, estes macacos eram usados em estudos de medicina experimental, sobretudo, de virologia. Foi a espécie usada nas pesquisas que levaram à descoberta do fator Rh do sangue. Chegaram ao Butantan, na década de 1950, para estudos.

Surucucu do Pantanal no Instituto Butantan
Surucucu do Pantanal no Instituto Butantan

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design