terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Igreja de São Francisco - São Paulo

Em 5 de janeiro de 1640, chegaram a São Paulo os sete frades que fundaram o Convento de São Francisco. Eles instalaram-se na Igreja Santo Antônio, na Praça do Patriarca. 

Mas a falta d´água e os constantes ventos do Vale do Anhangabaú levaram-nos a se transferir ao Largo de São Francisco. Em 24 de dezembro de 1642, receberam como doação o terreno ali localizado.

Em 17 de setembro de 1647, é inaugurado o Convento de São Francisco. Erguida em taipa de pilão, a parede da igreja tem 1,5m de espessura. 

No século XVIII, as primeiras reformas deram ares barrocos à sua parte externa. A Igreja de São Francisco de Assis é o que resta da construção original.

Imagem na Igreja de São Francisco - São Paulo
Imagem na Igreja de São Francisco

Em 1744, o prédio passou por grande reforma, tomando as características atuais. E em 1788, é inaugurada a Capela da Ordem Terceira da Penitência. Em 1884, modificou-se a fachada e foi aberta a entrada central.

Repare nos altares laterais, praticamente iguais aos da época da construção. O altar-mor, em rococó germânico, é uma réplica do original, destruído num incêndio, em 1870.

A imagem de São Francisco, desse mesmo altar, escapou das chamas e é do século XVII. No altar, à esquerda, está uma imagem de São Benedito, do século XVIII. No forro, pinturas de autor desconhecido contam a história dos franciscanos.

A vizinha Igreja das Chagas do Seráfio Pai São Francisco, da Ordem Terceira, data de 1676. Isso faz do largo o principal conjunto de arquitetura barroca da cidade de São Paulo. O atual prédio da Igreja das Chagas é de 1787. 

Vaja também
Igreja Sao Francisco e Faculdade Direito - São Paulo
Turismetro - Anhangabaú, Largo de São Francisco e Sé

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design