sábado, 14 de janeiro de 2012

Estação da Luz e Museu da Língua Portuguesa

Pela manhã, conhecemos a Pinacoteca. O plano para a tarde era visitar o Museu da Língua Portuguesa e o de Artes Sacras. Assim, após o almoço no restaurante Acrópoles, seguimos para a Estação da Luz.

Na Estação da Luz fica o Museu da Língua Portuguesa, um dos mais novos de São Paulo. O local foge do padrão da maioria dos museus. Nele, por exemplo, você assistirá a vídeos e ouvirá poesias. É bem interessante e diferente.

Continuação de...
Esculturas, Pedro Américo e Almeida Júnior na Pinacoteca

Estação da Luz - Museu da Língua Portuguesa
Estação da Luz - Museu da Língua Portuguesa


Ingressos para O Museu da Língua Portuguesa

Ao deixarmos a Pinacoteca, nós passamos no Museu da Língua Portuguesa. Ali, retiramos os ingressos para o museu e um bilhete para assistir a um filme.

Como o bilhete era só para as 14h, aproveitamos para almoçar e retornamos a pé ao museu. Chegamos novamente à Estação da Luz pelas 13h. Demos uma rápida conferida no local e seguimos para o museu.


Estação da Luz

A Estação da Luz é uma antiga estação ferroviária construída pelos ingleses. No momento, ainda circulam trens de passageiro por ali.

O prédio encontra-se muito bem conservado. Um dos destaques é a torre com relógios nos quatro lados. Todos funcionando!

Uma parte do prédio deu lugar ao Museu da Língua Portuguesa. Sob à estação ferroviária fica a estação de metrôs. Seguimos, então, para o Museu...



Oswald de Andrade e A Arte Moderna 

O primeiro andar abrigava uma exposição sobre Oswald de Andrade. A mostra era chamada "Oswald de Andrade, o Culpado de Tudo". O escritor foi um dos promotores da Semana da Arte Moderna de 1922. 



Oswald tornou-se em um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. E é considerado pela crítica o elemento mais rebelde e inovador do grupo!
                                               
Diversos paineis registram sua biografia, descrevendo suas fases literárias. Há um painel com o Manifesto Pau Brasil. Havia também registros sobre a Semana da Arte Moderna, de 22.

O local também abre espaço - pequeno, é bem verdade - a outros modernistas. É o caso da pintora, também paulista, Tarsila do Amaral. Como nunca fui fã de Oswald de Andrade, logo segui para o segundo andar...


Telão com Filme sobre A Cultura Brasileira!

No segundo andar do Museu, encontrei meus pais. Como eles não subiram no mesmo elevador, havíamos nos perdido. Afinal, eu fiquei no primeiro andar, enquanto eles subiram até o terceiro.

No segundo andar, há um telão gigante no qual é exibido um filme sobre a cultura brasileira. Neste filme, há tanto registros do folclore, como das festas típicas de diferentes regiões.

Junto à parede oposta ao telão, há um banco que percorre o corredor. E como se trata de um corredor, as pessoas passam constantemente à sua frente durante a projeção.

Nada que comprometa a compreensão, é claro... Afinal, o grande telão é, na verdade, um conjunto de telas menores. E cada uma delas exibe o mesmo filme...

Quer dizer, exceto em alguns momentos, como a cena que retrata a Estação da Luz. Ali todo o telão exibe uma mesma imagem em movimento, com o trem chegando à estação e os passageiros caminhando... Muito legal!


O Som das Palavras e A Integração das Culturas

No início do filme, a Regina Casé conversa com um garoto. Como se fosse uma entrevista de emprego. Ela pergunta o que ele sabe fazer bem. Ele diz que solta pipa. Então, Regina Casé brinca, "Não fala inglês, mas solta pipa"...

O filme também registra festas como o carnaval, o bumba-meu-boi e as danças gauchescas. Músicas de Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento. Destaques para Tom Jobim e Elis Regina, em "Águas de Março", e Chico Buarque, em 'Paratodos". Você verá até "Ratamahatta", do Sepultura...

Na verdade, são músicas que trabalham o som das palavras ou a integração de culturas... Afinal, é este o sentido do filme: registrar as palavras usadas corriqueiramente nas diversas regiões do Brasil. Seja em festas populares, músicas, conversas...

O relato segue com...
Sala de Poesias no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design