sábado, 7 de janeiro de 2012

Catedral da Sé e Cripta - São Paulo

Após conhecer o Largo São Francisco, um dos marcos da fundação de São Paulo, seguimos para o Largo da Sé. A ideia era conhecer a Catedral da Sé e o Pateo do Colégio. Como fizemos uma visita guiada à cripta da Catedral, não sobrou tempo para o Pateo do Colégio...

De qualquer forma, recomendo a visita. Ela vale muito à pena! É a oportunidade de você conhecer o local onde fica a sepultura do Cacique Tibiriçá e do Regente Feijó. A área era aberta ao público até alguns anos atrás. Devido ao vandalismo, passou a ter o seu acesso restrito.

Catedral da Sé e Palmeiras - São Paulo
Catedral da Sé e Palmeiras

Continuação de...


Catedral Neogótica com Fachada Trabalhada

A Catedral da Sé foi construída em estilo neogótico. A inspiração veio do gótico francês. No caso, a Catedral de Notre Dame. Uma grande quantidade de vitrais - muito belos, por sinal - permite a entrada de luz...

Profetas na Entrada da Catedral da Sé - São Paulo
Profetas na Entrada da Catedral da Sé

A Catedral da Sé apresenta duas torres e uma cúpula, com ápice em tom verde água. A entrada do prédio é muito trabalhada, rica em detalhes esculpidos sobre e ao lado das portas. 

Você irá ver quatro esculturas de profetas, em cada um dos lados. E sobre as portas, há também uma escultura de Cristo crucificado. E um pouco mais acima, flores esculpidas numa espécie de arcada.

Cristo sobre a Porta da Catedral da Sé - São Paulo
Cristo sobre a Porta da Catedral da Sé


Colunas de Granito, Vitrais Italianos e Altar de Mármore

Dentro da Catedral, o que logo chama a atenção são suas imensas colunas de granito. E, nas laterais, os belos vitrais que permitem a passagem de luz solar. A maioria desses vitrais é de origem italiana. Já os que ficam em torno do altar são brasileiros.

Os vitrais brasileiros foram produzidos pela mesma casa que confeccionou os do Teatro Municipal de São Paulo. Tanto os vitrais como as colunas fazem referências a espécies da fauna e da flora brasileiras.

Colunas atrás do Altar da Catedral da Sé - São Paulo
Colunas atrás do Altar da Sé

A área do altar é toda trabalhada em mármore de Carrara. Atrás dele, você verá quatro colunas brancas, sustentando uma estrutura de aberturas arqueadas. E sobre ela, uma espécie de triângulo, ao centro, e anjos dourados, nas laterais. O da esquerda sustenta uma espada na mão direita e um escudo na esquerda.


A Cúpula e As Torres

O interior da Catedral da Sé é todo formado por estruturas arqueadas próximas ao teto. E sem dúvida, a cúpula é a mais bela dentre estas estruturas. Toda em branco, com detalhes em dourado, tem o ápice distante 68m do chão. A cúpula apresenta pequenas janelas, para a entrada de luz, em toda a sua circunferência.

A Cúpula da Catedral da Sé - São Paulo
A Cúpula da Catedral da Sé

Os pontos mais altos da construção são as suas torres, com 100m de altura. Na torre da esquerda da Catedral da Sé, ficam 61 sinos. Estes sinos são acionados eletronicamente e podem ser ouvidos num raio de 2km. No momento, o acesso às torres não está sendo permitido.


A Cripta, O Cacique Tibiriçá e O Reverendo Feijó

Como disse acima, o principal diferencial da visita guiada é a possibilidade de ser conhecer a cripta. Construída antes da Catedral da Sé, apresenta o mesmo estilo arquitetônico.Parece uma miniatura da construção feita posteriormente. Exceto pelos vitrais, é claro...

Cripta - "Miniatura" da Catedral da Sé - São Paulo
Cripta - "Miniatura" da Catedral da Sé

O ponto alto da visita à cripta são as sepulturas do Cacique Tibiriçá e do Regente Feijó. No caso do índio, não se pode afirmar com certeza que são os seus ossos que ali se encontram. Afinal, ele estava sepultado na construção original do Pateo do Colégio, que foi completamente destruída...

A escultura do Cacique Tibiriçá retrata um índio com um crucifixo no centro da cena. O Regente Feijó é retratado deitado morto, em primeiro plano, e pregando, ao fundo. Ambas as alegorias são esculpidas em bronze.

Tibiriçá na Cripta da Catedral da Sé - São Paulo
Tibiriçá na Cripta da Catedral da Sé

As incrições foram feitas em latim arcaico e poucas pessoas conseguem entender. A guia comentou que, certa vez, vieram dois religiosos do Vaticano. E eles liam as inscrições como se estivessem lendo o jornal...


Bispos e Santo Sudário

A cripta abriga também os restos mortais de diversos bispos. E o que chama a atenção são os símbolos registrados juntos ao túmulo deste bispos. Você verá simbolos como a flor, a cruz...

Escultura na Cripta da Catedral da Sé - São Paulo
Escultura Pietá na Cripta da Sé

Nas laterais, há duas belas esculturas, feitas em mármore, pelo artista Fernando Leopoldo e Silva. Era irmão de um dos bispos sepultados na cripta da Catedral da Sé. E uma das esculturas lembra a imagem clássica da Pietá.

Pietá na Cripta da Catedral da Sé - São Paulo
Pietá na Cripta da Catedral da Sé

Como curiosidade, a cripta abriga ainda os restos mortais do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão. Célebre pela invenção de balões, ele é considerado um dos precursores da aviação. É reverenciado também como "Pai da Aerostação". Apesar de tudo isso, é mais lembrado em Portugal do que por aqui...

Na cripta, havia ainda uma réplica do Santo Sudário, o pedaço de tecido que teria envolvido o Cristo morto. O Santo Sudário original fica abrigado em Turim, na Itália. Da Catedral da Sé seguimos para o Pateo do Colégio.

Mausoléu do Pe. Bartolomeu de Gusmão na Cripta da Catedral da Sé - São Paulo
Pe. Bartolomeu de Gusmão

O relato segue com...


Contabilidade do Dia
Visita Guiada - Catedral da Sé (Cripta) = R$ 5,00

Gasto Diário = R$ 5,00

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design