domingo, 9 de outubro de 2011

Rio de Janeiro, A Cidade Maravilhosa

Cidade maravilhosa, terra de encantos mil, o Rio de Janeiro é a alma, a essência e a cara do Brasil. É o destino entre todos os destinos. A segunda maior cidade do país é a que mais recebe turistas. Seja do Brasil, seja do exterior. O Rio também é famoso por ter uma das vidas noturnas mais badalas do país. Além disso, organiza o maior carnaval do mundo!

Cristo Redentor: Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno
Cristo Redentor: Uma das Sete
Maravilhas do Mundo Moderno
  

Ipanema e a Bossa Nova

Por falar em carnaval, o Rio de Janeiro é berço do samba! E a bossa nova nasceu em Ipanema, uma das praias mais famosas e visitadas do mundo. A fama da praia se dá graças às suas belezas, cantadas na música "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Os calçadões de Copacabana, Ipanema e Leblon são as verdadeiras áreas de lazer dos cariocas! São largas passarelas por onde desfilam todos os tipos brasileiros. Uma espécie de painel da nossa diversidade social. São a vitrine do povo brasileiro!

Praia de Ipanema: Cantada por Tom Jobim e Vinícius de Moraes em "Garota de Ipanema"
Praia de Ipanema: Cantada por Tom Jobim e
Vinícius de Moraes em "Garota de Ipanema"


Leblon e as Celebridades

Ipanema e o Leblon são as praias preferidas das celebridades. Formam uma só faixa de areia, já que o Leblon é uma extensão de Ipanema. Ficam próximas à Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro.


Copacabana: Calçadão, Hotel e Reveillon

Ipanema e Leblon também ficam próximas à Copacabana, a praia cujo calçadão de desenho ondulado em preto e branco, obra de Burle Marx, transformou-se num dos símbolos do Brasil.

Praia do Leblon: Preferida pelas Celebridades
Praia do Leblon: Preferida pelas Celebridades

É em Copacabana que fica a mais variada e cosmopolita fauna humana do Rio de Janeiro. Tomando sol, bebendo nos quiosques ou caminhando à beira-mar. Dividem o mesmo espaço adolescentes e aposentados, pitboys, gays e milionários. Além de gringos das mais diversas nacionalidades.

No Reveillon, quase 2 milhões de pessoas lotam as areias da praia para acompanhar a queima de fogos. A concentração ocupa toda a Avenida Atlântida, onde fica o belo prédio do Hotel Copacabana Palace, construído em 1923.

Hotel Copacabana Palace, Construído em 1923
Hotel Copacabana Palace, Construído em 1923


Pão de Açúcar e Cristo Redentor: Os Cartões Postais!

Pertinho de Copacabana, fica outro cartão postal do Rio: o Pão de Açúcar e  seu famoso bondinho. Este faz a sua primeira escala no Morro da Urca, seguindo, depois para o Pão de Açúcar...

Mas nenhum símbolo carioca, porém, iguala-se ao Cristo Redentor, o ponto turístico mais visitado do Brasil! De quase toda a Zona Sul é possível ver a estátua, de 30 metros de altura, no topo do Corcovado

Os Bondinhos do Pão de Açúcar, Rio de Janeiro
Os Bondinhos do Pão de Açúcar

A visita ao Cristo Redentor proporciona uma bela visão panorâmica da cidade do Rio de Janeiro! O Cristo foi eleito uma das sete maravilhas modernas do mundo!


Confeitaria Colombo e Arcos da Lapa

O Rio de Janeiro guarda ainda um riquíssimo patrimônio histórico e arquitetônico, já que foi a capital do Império e da República durante quase dois séculos, até 1960. Boa parte desse tesouro pode ser vista em um simples passeio a pé pelo centro. Este abriga palácio, mosteiros e a famosa Confeitaria Colombo, aberta em 1894.

Próximo ao centro, pode-se pegar o bonde para conhecer Santa Teresa, um dos mais pitorescos bairros do Rio de Janeiro e que virou um reduto de músicos e artistas. O bonde passa sobre os Arcos da Lapa - antigo aqueduto que trazia água para a cidade - até parar no Largo dos Guimarães. O passeio vale por uma volta no tempo!

Arcos da Lapa: Antigo Aqueduto do Rio de Janeiro
Arcos da Lapa: Antigo Aqueduto do Rio de Janeiro

Quase todas as ladeiras de Santa Teresa levam à Lapa, o point boêmio do Rio de Janeiro. Seus botequins chiques, bares e clubes de samba fazem do bairro um ponto de encontro de todas as tribos.


As Belas Praias da Zona Oeste

O Rio de Janeiro ainda tem a Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. A praia com 18 km de extensão, reúne agradáveis quiosques e é menos movimentada que as da Zona Sul. Pela Avenida das Américas, ao longo da qual o bairro cresceu, é onde se concentra a diversão e os shoppings. A região é o point dos ricos, descolados e emergentes da cidade.

Praia de Grumari: Antiga Colônia de Pescadores
Praia de Grumari: Antiga Colônia de Pescadores

Ao lado da Barra da Tijuca, há algumas praias quase desertas, cercadas por verdes morros, transformados em áreas de preservação ambiental. Uma delas é Grumari, onde uma simpática colônia de pescadores garante peixe fresco todos os dias! Ali perto, ficam também a Prainha, com suas fortes ondas, e a bela Barra de Guaratiba.


Beleza Naturais + Infraestrutura

Além das praias, o Rio de Janeiro oferece outras belezas naturais, como montanhas e lagos. Isto possibilita atividades que vão do ecoturismo aos esportes radicais.

Prainha: Pequena Praia de Ondas Fortes, no Rio de Janeiro
Prainha: Pequena Praia de Ondas Fortes

O Rio de Janeiro possui completa infraestrutura, com inúmeros hotéis, albergues e restaurantes. Ônibus e metrô conectam toda a cidade, sendo que o metrô também anuncia as estações em inglês. Já os táxis lembram os de Nova York, por sua cor amarela.

Texto adaptado do livro "50 Lugares Inesquecíveis do Brasil"

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design