quinta-feira, 4 de agosto de 2011

De Vitória a Conceição da Barra, no Espírito Santo

A ideia inicial era seguir hoje (06/01/11) até Itaúnas, distrito de Conceição da Barra. Como um funcionário do Hotel Prata, em Vitória, comentou que Itaúnas fica lotada nesta época, parti para a Barra. Posso dizer que não me arrependo...

De Vitória à Conceição da Barra de Ônubus

Pôr do Sol, Rio Cricaré, em Conceição da Barra
Pôr do Sol, Rio Cricaré
Acordei por volta das 05:00. Afinal, o primeiro ônibus para a Barra saía às 06:40. Saí do hotel às 05:45 e antes das 06:00, já estava na rodoviária.

O bilheteiro me disse que o primeiro ônibus já estava lotado e só teria um novo às 11:40. Então, sugeriu que eu comprasse a passagem das 06:30 a São Mateus e uma outra daí para Conceição da Barra. Foi exatamente o que fiz! E, nesta jogada, ainda poupei uns R$ 5,00...

O trecho de Vitória até Conceição da Barra era o mais longo de toda a trip. Cheguei em São Mateus por volta de 10:35. Antes do ônibus que saiu às 06:40 de Vitória à Barra.

Isto permitiu que eu trocasse minha passagem de São Mateus à Barra, que havia comprado em Vitória (das 13:30 para 10:30). O ônibus chegou à rodoviária pelas 11h. O último trecho da viagem foi bem mais curto. Cheguei à Conceição da Barra antes do meio-dia...

Pequena volta pelo centro de Conceição da Barra

Pedi uma sugestão de pousada na lanchonete da rodoviária. E um pinta ali me indicou a Pousada Barra Center, nos fundos da rodoviária. Também indicou a prefeitura para pegar informações turísticas. Larguei a cargueira na pousada e passei na prefeitura. Estava fechada! Com previsão de retorno somente às 14h...

Aproveitei para tirar umas fotos da Igreja Nossa Senhora da Conceição (ver foto abaixo) e da Praça Prefeito José Luiz da Costa. A igreja é pequena e simples. Mas bem simpática! Branca, com detalhes em azul céu. A santa fica atrás do altar, guarnecida por um anjo de cada lado. Há também duas colunas de cada lado, com vasos em cima...

A praça, também pequena, possui algumas árvores e poucas flores...

Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Conceição da Barra
Igreja Nossa Senhora da Conceição
Como meu Sundown já estava nas últimas, saí pechinchando pelos mercados e farmácias. Era uma forma de dar uma driblada no sol, que estava nervoso!

Encontrei o que queria – FPS 50 de 200 ml – na M Farmácia. O preço era o mais em conta!

Como fazia uma data que não checava meu e-mail, passei numa lan house. Mas não havia qualquer computador disponível.

Estiquei até a rodoviária para ver os horários de ônibus para Itaúnas. Passei também no Banco do Brasil para sacar uns pilas, pois o comentário é que não havia caixa eletrônico em Itaúnas.

Com a grana em mãos, fui almoçar, no Barra Center, abaixo da Pousada Barra Center. Rango simples, gostoso e com preço honesto!

Informações Turísticas em Conceição da Barra

Comprei 1,5 L de água e passei novamente na lan house. Agora encontrei um computador livre! Dali parti - de novo - para a prefeitura...

Na verdade, a prefeitura está em reforma. E a Secretaria de Turismo está do outro lado da rua, ao lado da praça. Peguei algumas dicas de Barra e Itaúnas. Consegui também uns panfletos sobre as duas cidades.

A funcionária, que é de Itaúnas, comentou que a cidade não estava cheia. A muvuca é maior no Reveillon e carnaval. Este ano, em função das fortes chuvas, nem lotou! Com estas dicas, comprei minha passagem...